"Golpe do consórcio" está entre os principais no Pará. (Foto: Reprodução/Internet)
Com o aumento da criminalidade, especialmente no meio virtual, é preciso ficar cada vez mais alerta para não cair em golpes nas contas bancárias. De acordo com a Polícia Civil do Pará, o "golpe do consórcio" tem sido o mais recorrente nas denúncias feitas pelas vítimas.
De acordo com o delegado Neyvaldo Silva, diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), há um aumento no número de ocorrências, o que preocupa o sistema de segurança pública. "Esse aumento se relaciona com a pandemia, se a gente levar em consideração que as pessoas passaram a ficar muito mais tempo na internet, e há criminosos que veem nisso uma oportunidade, em especial as quadrilhas de estelionatários", informa o delegado.
Recomendações
Os golpes mais comuns identificados pela unidade de inteligência e repressão a fraudes do Banpará são os de phishing (técnica de engenharia social usada para enganar usuários e obter informações confidenciais, como nome de usuário, senha e detalhes do cartão de crédito), golpes pelo WhatsApp e por falsa central telefônica.
Aos clientes de banco, ele recomenda baixar e utilizar apenas os aplicativos disponíveis nas lojas oficiais da Apple Store e Google Play, e habilitar sempre um dispositivo confiável, que será responsável por gerar a chave eletrônica (bptoken).
As senhas são uma identificação e assinatura digital, portanto, nunca devem ser compartilhadas com ninguém, mesmo com pessoas que se dizem de empresas confiáveis. Vale a pena utilizar sempre senhas complexas, com letras, números, maiúsculas e minúsculas e caractere especial (@, #, $ e %). Dados pessoais, como nomes e sobrenomes de familiares e amigos, contas de usuário, datas, números de documentos, placas de carros e números de telefones devem ser evitados. É importante atualizar as senhas periodicamente.
Outros procedimentos para evitar golpes bancários:
- Evite clicar em links desconhecidos recebidos por e-mail, SMS ou anúncios, ou em sites desconhecidos;
- Tome cuidado com as informações que compartilha nas redes sociais, podendo ser utilizadas contra você em golpes;
- Ative sempre a verificação em dois fatores, também conhecido como segundo fator de autenticação, em suas redes sociais;
- Quando receber uma solicitação de ajuda financeira pelas redes sociais desconfie e confirme sempre, por videochamada ou pessoalmente;
- Nunca forneça dados pessoais ou bancários pela internet (redes sociais, WhatsApp) ou por ligações telefônicas;
- Muitos bancos NUNCA enviam links por e-mail ou SMS aos seus clientes;
- Desconfie sempre de ligações e SMS em nome do banco que não utilizam seus números oficiais.
- Consulte o número oficial de envio de SMS do seu banco.