Nesta quarta-feira (26), o Estado do Pará recebeu mais duas remessas de vacinas contra a covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). São 57.330 doses da vacina Pfizer e outras 48.400 doses da Coronavac, que serão recomendadas ao ajuste do esquema vacinal da população acima de 12 anos, dependendo da estratégia a ser adotada pelos municípios.
Até então, o Pará já havia recebido 13.391.235 doses do Ministério, segundo dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O envio da nova remessa para os Centros Regionais de Saúde, de onde é distribuída aos municípios, será feito por via terrestre, aérea e fluvial no prazo de 48 horas. O trabalho é realizado pela equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que recebe as vacinas no Aeroporto de Belém,no bairro de Val-de-Cans, e organiza o envio com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupo Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses e dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.
O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, pediu mais empenho dos municípios em vacinar os que ainda precisam ajustar o esquema de aplicação das doses. “É preciso que a população esteja imunizada o suficiente para enfrentar essa terceira onda que estamos passando.O trabalho segue firme em conjunto com outras instituições para garantir que a vacina chegue à população de forma rápida, segura e eficaz”, declarou.
Além de estar nas Unidades Básicas de Saúde dos 144 municípios paraenses, o Governo do Estado continua oferecendo vacina contra covid-19 nas ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), na Usina da Paz no Icuí-Guajará, em Ananindeua, e no Aeroporto Internacional de Belém.