02/02/2022 às 09h53min - Atualizada em 02/02/2022 às 09h53min

Sespa confirma casos da variante Ômicron no Pará

Ao todo, 28 novos casos foram confirmados em quatro municípios

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
O resultado para a confirmação foi divulgado nessa terça-feira (1°). (Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará)
                                                                                                                                           
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), confirma 28 casos da variante Ômicron no Pará. As ocorrências foram registradas nos municípios de Belém, com 24 casos; Marabá, com um caso; Tucuruí com dois casos; e Castanhal com um caso.

O resultado do sequenciamento foi recebido, nesta terça-feira (1°), pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA), após análise de 55 amostras feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz-RJ). Outros materiais biológicos continuam em análise pela Fiocruz.

A Sespa esclarece que o sequenciamento do genoma do vírus, procedimento que identifica variantes da covid-19 não se trata de diagnóstico. Deste modo, não se realiza sequenciamento para todas as amostras positivas de covid-19, processo que se faz por amostragem, dentro dos protocolos estabelecidos pelo MS, para que se identifique a circulação da variante em determinada região. Sendo assim, a secretaria avalia os 28 casos para determinar se a transmissão já pode ser considerada comunitária no Estado do Pará.

A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 08 a 61 anos. A coleta dessas amostras e posterior envio para sequenciamento foram feitos no início do mês de janeiro de 2022. O monitoramento e acompanhamento das pessoas é feito pelas secretarias municipais de saúde, por meio de suas vigilâncias epidemiológicas. 

A secretaria ressalta que as medidas para conter o novo coronavírus são as mesmas, independente de variantes, desde o início da pandemia. Para evitar a proliferação dos casos, a Sespa continua recomendando o uso de máscaras, higiene das mãos, evitar aglomeração e principalmente estar com o esquema vacinal contra a covid-19 em dia. Além disso, a secretaria realizou a ampliação de testagem e distribuiu mais de 500 mil testes aos municípios, somente no mês de janeiro, buscando fazer o bloqueio viral com a rápida detecção e isolamento dos casos positivados. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?