04/02/2022 às 10h43min - Atualizada em 04/02/2022 às 10h43min

Governo do Estado entrega Museu do Marajó totalmente revitalizado

O espaço fica localizado em Cachoeira do Arari

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
O Museu do Marajó foi fundado pelo padre Giovanni Gallo. (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)

                                                                                                       
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entregou, nessa quinta-feira (3), o Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó. A instituição, fundada pelo padre Giovanni Gallo, foi totalmente reformada e requalificada e promete se somar a outros investimentos do Governo naquela região que, em breve, se transformará em um dos maiores pólos de turismo e cultura do Pará. 


A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Helder Barbalho, da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, do secretário Regional do Marajó, Jaime Barbosa, do prefeito de Cachoeira do Arari, Antônio Bambueta, entre outras autoridades.

A programação iniciou com uma visita ao equipamento e continuou com cortejo do tradicional cordão do Gallo até o Ginásio Poliesportivo Manoel Xavier Barbosa, com shows de artistas locais e pronunciamento das autoridades.

“A cultura marajoara é um patrimônio da história do Pará. E com este museu, certamente, nós temos a oportunidade, primeiro da preservação desta história, da valorização da memória do padre Giovanni Gallo, e a oportunidade para que novas gerações possam vir aqui conhecer, estudar, pesquisar, e valorizar aquilo que é feito pelo paraense. Esse espaço é para isso: para mantermos a cultura e estimularmos pessoas a conhecer Cachoeira, vir conhecer o Marajó, e estimular através da cultura, o turismo, o lazer”, destacou o governador Helder Barbalho.

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, a reforma, revitalização e requalificação do Museu do Marajó também abrange um espaço afetivo de pertencimento do povo de Cachoeira do Arari.

“Estamos devolvendo à população um espaço que conta a história da ocupação desse território, desses campos alagados, desses povos ancestrais que ocuparam essa região, com sociedades extremamente complexas. Com um acervo que esse museu tem, tão rico, tão importante com objetos que contam essas histórias de dinâmica de vida desse povo marajoara, desse vaqueiro marajoara, dessas crenças religiosas e desse sincretismo tão especial, dessa festividade do glorioso São Sebastião, que faz parte do cotidiano dessa gente", salientou a titular da Secult.


O Museu conta com salão de exposição com obras da cultura marajoara. (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)

O Museu conta com salão de exposição com obras da cultura marajoara. (Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)



Obra


O projeto arquitetônico de reforma do Museu do Marajó foi concebido pelo Departamento de Projetos da Secult após diversas escutas e participação ativa da comunidade. Ele traz como conceito o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade.  Com uma área útil de 3.062m², o Museu do Marajó conta agora com um grande salão de exposições, remanescente do museu original, incluindo fachada e área de exposições.


Na atual concepção museológica foram incluídos novos espaços associados ao grande salão original: como um novo acesso, através de um hall de entrada voltado para a rua principal, uma lojinha do Museu, área administrativa e apoio técnico, a casa do Padre Gallo, varandas externas voltadas para o bosque do Museu e um novo acesso coberto para a reserva técnica do complexo. Também foram incluídos no novo conceito um conjunto de banheiros públicos e circulações internas ajardinadas.
 

Nas áreas externas, anexas ao pavilhão principal do Museu, foram incorporadas duas praças, uma interna que conecta o pavilhão principal do Museu à sepultura e à casa do padre Gallo, além da praça externa criada a partir da retirada dos muros do Museu ao longo da nova fachada principal, possibilitando uma interação direta com a cidade. Com a reforma, o Museu do Marajó também recebeu novas instalações elétricas, hidrossanitárias, instalações de prevenção e combate a incêndios. Além de iluminação especial para a exposição e climatização geral. O investimento total foi de R$ 3.876.302,95.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?