08/02/2022 às 11h08min - Atualizada em 08/02/2022 às 11h08min

Policlínica Itinerante chega a São Francisco do Pará hoje (8)

Serão ofertados atendimentos para casos de covid-19 e síndromes gripais

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Os atendimentos ocorrem de 8h às 16h, por meio de senhas. (Foto: Divulgação / Ag.Pará)

                                                                                    
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece nesta terça-feira (8) atendimento médico à população de São Francisco do Pará, município do Nordeste paraense. A ação integra o projeto "Policlínica Itinerante", que tem como objetivo disponibilizar consultas médicas e testagem para novo coronavírus às pessoas com sintomas leves e moderados de covid-19 ou com síndromes gripais.


Os atendimentos com profissionais de saúde especializados serão na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Gomes de Souza, localizada na PA-320, KM-19, lote 10, ao lado da Câmara Municipal. O serviço ficará disponível das 8h às 16 h, com número de senhas limitado.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a "Poli Itinerante" é uma estratégia do Governo do Pará que descentraliza os atendimentos médicos. “Estamos indo a todas as regiões do Estado, com ações que levam à população atendimentos de saúde especializados. A Poli Itinerante vem somar com essa estratégia, atendendo a uma demanda significante, que é a população do nordeste paraense”, disse o secretário.


Na Policlínica Itinerante há testes para casos suspeitos de covid-19. (Foto: Divulgação / Ag.Pará)

Na Policlínica Itinerante há testes para casos suspeitos de covid-19. (Foto: Divulgação / Ag.Pará)



Retomada


A Poli Itinerante foi retomada no último dia 19 de janeiro, para ampliar o número de testagem no interior do Pará. Na ação, o usuário com sintomas leves e moderados faz o teste. Se der positivo, passa por consulta com médico e recebe a prescrição dos medicamentos. Quem testar negativo para covid-19 também terá atendimento médico assegurado para tratar os sintomas gripais.


Mas para quem apresentar sintomas mais severos da doença, como falta de ar, a recomendação é se dirigir imediatamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros municipais.


Liliam Gomes, diretora executiva da Policlínica Metropolitana, responsável por uma das frentes da ação, ressaltou que os atendimentos são de demanda espontânea, portanto não há necessidade de encaminhamento. “Com a ação, estamos somando esforços juntos aos municípios para garantir à população cuidados neste momento da pandemia e do surto gripal. Orientamos também à população a importância de se cuidar: usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, evitando aglomerações, e o principal, se vacinando e incentivando a vacinação”, frisou.


O serviço conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e o apoio administrativo. A "Poli Itinerante" integra as ações do Governo no combate à pandemia, que inclui ainda a intensificação da vacinação completa, a testagem em massa e a exigência da comprovação vacinal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?