28/03/2022 às 09h51min - Atualizada em 28/03/2022 às 09h51min

"Tour Virtual nos Museus" é lançado nesta semana

A ferramenta vai possibilitar o acesso aos museus do Estado

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Ao acessar o link dos equipamentos, o visitante consegue visualizar as salas expositivas dos museus. (Foto: Divulgação)

                                                                                                        

Nesta terça-feira (29), o Governo Estado do Pará, por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet), e com apoio do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, vai disponibilizar o "Tour Virtual nos Museus". O lançamento do novo projeto ocorre às 18h, no Salão Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP).


O acesso aos espaços do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult) será disponibilizado no site, na aba Tour Virtual. O próximo passo do projeto será fornecer conteúdos com audiodescrição de cada item do acervo para pessoas com deficiência visual.


Ao acessar o link dos equipamentos, o visitante consegue visualizar não apenas as salas expositivas, mas também as descrições de cada peça das exposições permanentes presentes no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu do Encontro (Forte do Presépio), Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre), Memorial Amazônico da Navegação, Memorial Verônica Tembé (no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna), Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu do Marajó e Museu de Gemas, além da Basílica Santuário de Nazaré e Espaço São José Liberto.
 

Para o titular da Sectet, Carlos Maneschy, o Governo do Pará presta um serviço que ele classifica como bastante útil à população. “É um aplicativo autoexplicativo  para o público que tem agora uma ferramenta para se apropriar dos nossos valores culturais. O governo presta um serviço interessante, divulgando cultura e arte, levando isso à palma das mãos das pessoas. Este aplicativo não deixa nada a dever aos dos grandes museus que já possuem uma estrutura virtual”, disse.


Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura, frisou que a ferramenta tecnológica é mais um avanço do Governo do Pará na democratização das políticas culturais.


"O Tour Virtual abre múltiplas possibilidades de uso pedagógico, de divulgação turística dos nossos espaços, instrumentalizando ainda mais a pesquisa na área da memória e do patrimônio. O site já é um sítio virtual bastante atraente, com muitas imagens e informações. Com essa experiência interativa, ele tornará a navegação ainda mais estimulante e prazeirosa ao internauta", conclui a secretária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?