19/10/2022 às 10h00min - Atualizada em 19/10/2022 às 10h00min

Profissional orienta como lidar com a ansiedade e nervosismo durante o Enem

A psicóloga compara a maratona do vestibular como a uma corrida

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom

                                                                                                                                             
Faltando poucas semanas para as provas do Enem, a ansiedade e o nervosismo tomam conta de estudantes de todo o País, junto com aquele famoso frio na barriga. Além do desafio de atingir um bom desempenho nas provas, os vestibulandos ainda tem que lidar com a saúde mental. Sem esse equilíbrio, a instabilidade emocional pode levar a desatenção e estresse durante o exame.

A psicóloga do Colégio Physics, Karina Coelho, conta que a melhor solução para manter um bom estado de equilíbrio emocional durante as provas é desenvolver estratégias de estudo que proporcionarão ao estudante uma maior segurança. “Tudo começa com um bom cronograma de estudos que priorize suas demandas reais de ainda não ter obtido a compreensão de seu conteúdo. Essa falta de domínio em relação ao conteúdo gera insegurança. Por isso é importante o treinamento e o planejamento de estudos, trazendo objetivos diários durante os estudos. A correção de simulados de uma área de habilidade a cada dia pode nortear seu planejamento diário. Com a assertividade desenvolvida nas estratégias de treinamento, trará durante a prova, um controle maior do estado socioemocional, e até mesmo controle respiratório”.

Karina ainda elenca ouros fatores que podem contribuir nesse controle emocional. “O sono equilibrado, alimentação saudável, hidratação, boas companhias, conversas positivas, lembranças afetivas positivas que antecedem a prova, e a certeza de fazer o seu melhor, sempre o auxiliará a manter atenção em todo o seu processo. O Enem é um exercício de habilidade de conhecimento cognitivo e controle emocional, que solicitam uma situação limite de autoconhecimento, que priorizam originar processo de estudos e de descanso, trazem uma razoabilidade de equilíbrio, que ajudam a manter o controle sob a pressão”.

A psicóloga compara a maratona do vestibular como a uma corrida, onde os estudantes são atletas em busca da melhor colocação. “Todo aluno é um atleta de rendimento no seu processo seletivo, mas atletas de aprendizagem. O Enem agrega uma combinação de habilidades pedagógicas e socioemocionais, uma prova que traz uma solicitude de desejo de entrega e de propósito de cada aluno que participa, ou seja, um evento único. Mas é preciso alinhar toda uma experiência de planejamento individual, pois cada atleta de aprendizagem possui sua peculiaridade de ensino, ou seja, a escuta de toda a rotina do aluno é extremamente necessária, para organização de um cronograma de atividades individual”, explica.

A especialista reforça que o treino individual é extremamente necessário para diminuir esse obstáculos emocionais, principalmente aqueles deixados pela pandemia. “Todo o contexto atual  nos deixou com dificuldade de manter a atenção, insegurança na tomada de decisões e falta de assertividade. O treino individual potencializa as habilidades pedagógicas do estudante, e desenvolve outras, ajudando na melhor compreensão do conteúdo”, finaliza.


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