29/03/2022 às 15h10min - Atualizada em 29/03/2022 às 15h10min

Abril Marrom: um alerta para prevenção e combate às doenças que causam a cegueira

Existe mais de 1 milhão de cegos no Brasil

Com edição do Belem.com.br
Adriana Pereira / Assessoria de Comunicação
Cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente. (Foto: Divulgação)

                                                                                   
O mês de abril é dedicado para celebrar o mês de conscientização da população para a prevenção da cegueira. Tem como objetivo o de focar na prevenção e tratamento correto das doenças oculares que podem causar diferentes tipos de cegueira.

Abril Marrom foi criado em 2016. O mês e a cor escolhidos são simbólicos. Abril foi o mês de nascimento de José Álvares de Azevedo, professor que em 1850 trouxe o alfabeto Braille para o Brasil. A cor marrom foi escolhida por ser a cor da íris, representando grande parte da cor dos olhos da população brasileira. 

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), existe mais de 1 milhão de cegos no Brasil. Sendo que 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente.


Principais doenças que podem levar à cegueira

Catarata, Glaucoma, Retinopatia Diabética e Ceratocone 

Dentre as doenças que podem levar à cegueira, algumas são bem frequentes no cotidiano da população. É preciso procurar o oftalmologista para fazer exames e detectar possíveis doenças. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão.  

A prevenção das doenças que levam a cegueira só ocorre com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para cada doença. Por isso, é essencial que todos saibam da importância nas consultas e exames periódicos com um Oftalmologista. 


Dicas para cuidar melhor da visão

- Evite exposição prolongada aos raios solares sem proteção adequada; 
- Faça um checkup na sua visão, especialmente se houver histórico de doenças visuais na família; 
- Atente-se contra a diabetes, uma das causas mais frequentes de cegueira; 
- Evite usar produtos nos olhos de procedência duvidosa ou sem serem aprovados oftalmologicamente; 
- Sua consulta deve ser sempre com um oftalmologista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »