08/06/2022 às 10h00min - Atualizada em 08/06/2022 às 10h00min

Mais de 200 mil toneladas de minério são apreendidas em Barcarena

A apreensão ocorreu durante a operação Ágata Norte

Com edição do Belem.com.br
Ascom do Comando do 4º Distrito Naval
A operação Ágata Norte ocorreu de 1 a 6 de junho. (Foto: Divulgação / Marinha do Brasil)

                                                                                                                                        
As Forças Armadas apreenderam 202 mil toneladas de minérios (manganês, cobre e cassiterita), na Vila do Conde, em Barcarena, na região Nordeste do Pará, de 1 a 6 de junho, durante a operação Ágata Norte, que visou promover ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão.

A Operação faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, sendo organizada pelo Ministério da Defesa e realizada em coordenação com órgãos federais e estaduais, bem como agências de segurança pública e ambientais. Neste ano, o Comando Conjunto da Operação Ágata Norte, formado por Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, é chefiado pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval. 


Ainda na Operação, foram apreendidos 308 kg de cocaína; 1.300 kg de pescado; 112 m³ de madeira; 7.600 caixas de cigarro; 53 embarcações e 11 veículos; e 4 motosserras. Também foi interceptada uma embarcação que transportava 26 kg de maconha e 600 pílulas de ecstasy, sendo encontradas doze pessoas de origem cubana que saíram do Suriname em direção ao Brasil.


A missão da Ágata Norte 2022 é coibir e combater delitos na fronteira marítima até o limite da Zona Econômica Exclusiva, incluindo portos, e na fronteira terrestre, tais como: narcotráfico e crime organizado; contrabando e descaminho; pistas de pouso clandestinas; imigração ilegal (coiotes); pesca ilegal; garimpo e exploração de recursos minerais ilegais; exploração e transporte de madeira ilegal; pontos de desmatamentos; biopirataria e tráficos de animais selvagens.


Para as atividades, estão sendo empregadas 3.000 pessoas, entre civis e militares das Forças Armadas e dos órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, mais de 40 meios navais, 52 terrestres e 6 aéreos. As ações são desenvolvidas em uma área equivalente a 1,7 milhão de km² de área terrestre, 1 milhão de km² de área marítima, 5.500 km de rios navegáveis, 1.800 km de litoral e 1.300 km de fronteira terrestre.

As Forças Armadas apreenderam 202 mil toneladas de minérios. (Foto: Ascom / Marinha do Brasil)

As Forças Armadas apreenderam 202 mil toneladas de minérios. (Foto: Ascom / Marinha do Brasil)



Prática


Os órgãos envolvidos planejam a operação há meses e, com conhecimento no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, agem em ações simultâneas em pontos estratégicos, utilizando dados de monitoramento sob área marítima, fluvial, terrestre e aérea. Também são empregados equipamentos de última geração disponibilizados pelo Comando de Defesa Cibernética e aeronaves do Comando de Operações Aeroespaciais para o patrulhamento marítimo.


As operações conjuntas são necessárias para aumentar a presença do Estado em locais de baixa densidade populacional e infraestrutura incipiente, bem como para atuar em ações coordenadas, a fim de somar esforços de forma estratégica, contribuindo para a segurança da região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?