28/10/2022 às 18h00min - Atualizada em 28/10/2022 às 18h00min

Cortejo Folclórico anima o bairro do Guamá neste final de semana

O IV Cortejo Visagento traz a valorização do folclore paraense por meio de programação cultural

Redação Belem.com.br
Com informações da Ascom
Cortejo Folclórico anima o bairro do Guamá neste final de semana. (Foto: Divulgação / Ascom)

                                                                                                                                                     
Apresentações e fantasias em alusão ao Dia da Matinta reúnem a população pelas ruas do bairro do Guamá em Belém. O personagem homenageado deste ano é o Curupira, o defensor da floresta. Como forma de valorizar a cultura local, o IV Cortejo Visagento acontecerá no dia 31 de outubro, conhecido mundialmente como o Dia das Bruxas, mas que, regionalmente, é comemorado como o Dia da Matinta.

A programação contou com oficinas de produção de adereços, fantasias e até escrita criativa para os moradores do bairro. A quarta edição do cortejo vai reunir a população por diversas ruas do bairro do Guamá, e deve contar com apresentações e performances do grupo Teia, Shaira Mana Josy, a Matinta Maria Borges e outros.

A concentração vai partir do Cemitério Santa Izabel e segue em direção a praça Benedito Monteiro, passando pelas ruas José Bonifácio, Silva Castro, Liberato de Castro e Barão de Igarapé Miri.

Em cada edição, a criatividade está presente por meio de fantasias e maquiagens artísticas, referenciando assombrações e personagens populares nas lendas já conhecidas por todos, como a Mulher do Táxi, a Cobra-grande, o Saci Pererê, e muitos outros.

Nesta edição, como forma de chamar atenção para as queimadas na Amazônia, o cortejo  homenageia um personagem importante na história dos contos e lendas do Pará e do Brasil, o Curupira, o guardião da floresta. “Esse ano nós decidimos que esse personagem seria o curupira, que é o defensor da natureza e juntamos ao Movimento Amazônia de Pé para trazer a discussão da importância da preservação depois de todas as queimadas que vem acontecendo nos últimos anos”, conta Tereza Oliveira, uma das organizadoras do Cortejo Visagento.


Serviço

Assunto: IV Cortejo Visagento
Local: Cemitério Santa Izabel, bairro do Guamá.
Horário: 19h
Data: 31/10


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?