17/11/2022 às 13h28min - Atualizada em 17/11/2022 às 13h28min

Sespa promove ações de combate ao mosquito da dengue

De 1º de janeiro a 04 de novembro de 2022, foram confirmados 4.060 casos de dengue no Pará

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
A prevenção deve ser a principal arma da sociedade evitando o nascimento do mosquito (Foto: Jader Paes /Ag.Pará).

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai promover na manhã do próximo sábado (19), o Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue, atividades de conscientização, orientação, visitação e panfletagem. A ação será realizada a partir das 7h no Parque do Utinga, em Belém. 

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue faz um alerta para a luta contra o mosquito Aedes aegypti, e é fundamental a participação da população paraense neste momento em que começa o inverno amazônico. A data, que é lembrada no penúltimo sábado de novembro, foi oficializada pela Lei Nº 12.235, de 19 de maio de 2010, com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença. 

Segundo a coordenadora estadual de Arboviroses, Aline Carneiro, a população continua sendo fundamental na luta contra o mosquito Aedes aegypti. “O mosquito Aedes aegypti, atualmente responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika vírus, costuma se reproduzir mais intensamente nesse período. A prevenção deve ser a principal arma da sociedade e a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação” alertou.

O alerta também se faz necessário porque, de acordo com o 10º Informe Epidemiológico sobre Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado no último dia 07 de novembro, pela Sespa, de 1º de janeiro a 04 de novembro de 2022, foram confirmados 4.060 casos de dengue no Pará, representando um aumento de 58,90% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram confirmados 2.555 casos da doença. 

Os cinco municípios com mais casos confirmados são Parauapebas (1126), Conceição do Araguaia (423), Santarém (327), Canaã dos Carajás (249) e Belém (193).


Chikungunya e zika - Quanto à febre de chikungunya, o Informe Epidemiológico aponta o registro de 83 casos confirmados, correspondendo a uma redução de 22,42% em relação ao mesmo período de 2021 quando ocorreram 107 casos da doença. Os municípios com mais ocorrências são Santarém (35), Belém (10), Castanhal (07), Parauapebas (05) e Afuá (04) casos.

Em relação à febre de zika vírus, o Pará registrou 38 casos confirmados, correspondendo a um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2021 com 27 casos confirmados da doença. Os municípios com mais casos confirmados são Santarém (28), Afuá (8) e Placas (01) casos.


Ações da Sespa - De acordo com Aline Carneiro, a Sespa, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Coordenação Estadual de Arboviroses, trabalha em conjunto com os municípios oferecendo assessoria técnica, capacitação de profissionais e repasse de insumos quando necessário. No dia D, o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, sábado (19), o Estado e os municípios de Belém e Ananindeua vão reunir uma equipe de 50 pessoas no Parque do Utinga.

“Vamos realizar atividades de conscientização, orientação, visitação, panfletagem, divulgação do combate ao vetor e sintomas relacionados aos agravos. Também faremos brincadeiras educativas, entrega de brindes e identificação entomológica”, explica a coordenadora.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?