29/11/2022 às 11h41min - Atualizada em 29/11/2022 às 11h41min

Festival de Ópera encerra temporada 2022 com apresentação de 'Armide'

A montagem paraense tem direção musical e regência do maestro e cravista carioca João Rival

Com Edição da Redação Belem.com.br
A montagem paraense de ‘Armide’ é do compositor Jean-Baptiste Lully (1632-1687). (Foto: Agência Belém)


O Festival de Ópera do Theatro da Paz encerra a 21ª temporada com a montagem da primeira ópera barroca em 21 anos de existência. Se trata do clássico ‘Armide’, que será apresentado nos dias 30 de novembro, 02 e 04 de dezembro no Theatro da Paz.

A montagem paraense de ‘Armide’, do compositor Jean-Baptiste Lully (1632-1687), tem direção musical e regência do maestro e cravista carioca João Rival. Ele vai comandar uma orquestra de vinte e dois músicos, sendo nove da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

O maestro já teve a oportunidade de reger trechos da ópera, porém, será a primeira vez que regerá toda a obra, com elenco e músicos brasileiros.

“Estou muito feliz com esta oportunidade maravilhosa de apresentar a primeira versão de ‘Armide’ no Brasil (após mais de 300 anos de sua estreia na França) em Belém e no Theatro da Paz. Tenho certeza este espetáculo tocará aos ouvidos, olhos e alma do público. ‘Armide’ trata de questões inerentes da vida humana, sentimentos que todos vivenciamos ao longo de nossas vidas. É uma ópera atemporal, extremamente tocante aos sentidos e o meu desejo é que todos se sintam profundamente envolvidos pela mensagem”, explicou o maestro.

De acordo com Daniel Araujo, diretor do Theatro da Paz e diretor geral do Festival de Ópera é a primeira vez que uma ópera barroca é apresentada no Festival.

“A primeira grande ópera da história foi encenada pela primeira vez em 1607, na cidade de Mântua, Itália. Com música de Claudio Monteverdi e libreto de Alessandro Striggio, ‘Orfeu’ foi a primeira peça teatral em que os atores cantavam todas as falas do espetáculo. Assim, podemos dizer então, que ‘Armide’ faz parte dos primórdios do gênero operístico e é uma ópera do barroco francês belíssima, de uma sonoridade muito bonita e nós estamos muito esperançosos que sejam récitas lindas, que vão trazer o público para uma experiência nova, de poder apreciar como a música era executada lá atrás”, definiu Daniel.

Ingressos estão disponíveis na bilheteria do Theatro da Paz ou por meio do site.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?