30/11/2022 às 14h35min - Atualizada em 30/11/2022 às 14h35min

Tunísia vence a França, mas é eliminada na Copa do Mundo 2022

Os africanos ficaram fora por apenas dois pontos; a Austrália ficou com a vaga

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A Tunísia sai da Copa com aquela sensação de "nadar, nadar e morrer na praia". (Foto: Reuters)

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
O jogo entre França e Tunísia tinha pesos diferentes para cada uma das equipes. Para os franceses, era a oportunidade de fazer testes no time titular, rodar o elenco e cumprir tabela, uma vez que já estava classificada às oitavas de finais da Copa do Mundo. Já para a tunisianos era o jogo "da vida", pois precisava vencer a França e torcer para que a outra partida, entre Dinamarca e Austrália, terminasse empatada, para conseguir a classificação. No final, a Tunísia fez o dever de casa, venceu por 1 a 0 a seleção francesa, mas no outro jogo, os australianos venceram também por 1 a 0 e ficaram com a segunda vaga no grupo D.

Com a derrota, a França "mancha" a campanha na primeira fase, que vinha sendo 100%, duas vitórias, e chega às oitavas de finais com uma certa dúvida. Já a Tunísia sai da Copa do Qatar com um sensação de "nadar e morrer na praia". Em três jogos, a equipe africana somou uma vitória, um empate e uma derrota, ficando com quatro pontos, dois a menos que a segunda colocada, a Austrália, que somou seis. 

Nas oitavas, neste momento, a França enfrentará a Argentina, que está como segunda colocada no grupo C.



A França foi com time quase todo reserva. A Tunísia aproveitou isso. (Foto: AFP)

A França foi com time quase todo reserva. A Tunísia aproveitou isso. (Foto: AFP)


Jogo


A seleção francesa entrou com um time misto, com apenas dois titulares no time que começou o duelo - o zagueiro Konate e o meio-campista, Tchouameni. E a falta de entrosamento era nítida. E quem se fez valer disso foi a equipe da Tunísia, que explorou muito bem os espaços e erros deixados pela França.

O primeiro gol da Tunísia saiu logo aos 7 minutos do primeiro tempo, após falta cobrada, o o zagueiro Nader Ghandri, subiu livre e desviou a bola de cabeça, mas estava impedido e o gol foi inválidado.

Mas, apesar do gol anulado, a Tunísia continuou pressionando e querendo se impor contra a França, terminando o primeiro tempo melhor. Na segunda etapa, o cenário não mudou muito. Aos 12 minutos, após boa jogada individual, o camisa 10, Khazri, entrou na área e chutou rasteiro, o goleiro Steven Mandada esticou a perna esquerda, mas não defendeu o chute. 1 a 0.

Após o gol sofrido, a França foi pra cima, colocando alguns jogadores considerados titulares, como Griezmann e Mbappe. A pressão foi crescendo, crescendo e crescendo, até que chegou ao um ponto insustentável, no último minuto dos acréscimos, aos 47 do segundo tempo, após falta cobrada, a bola sobrou para o atacante Griezmann, que chutou rasteiro, a bola ainda desviou no jogador tunisiano tirando qualquer chance de defesa do goleiro Aymen Dahmen. Era o empate francês. Porém, com o auxílio do VAR, o gol foi anulado por impedimento de Griezmann na primeira parte da jogada. A esperança ainda existia para a Tunísia.

Mas, com a vitória da Austrália, de nada adiantou todo o esforço e dedicação africanos, a Tunísia foi eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo 2022. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?