14/12/2022 às 09h15min - Atualizada em 14/12/2022 às 09h15min

Hemopa lança campanha natalina para reforçar estoque de sangue

A ação começa hoje (14) e será realizada até 31 de dezembro

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
O estoque de sangue do Hemopa atende mais de 200 hospitais em todo o Estado. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                           
“Neste Natal, o melhor amigo oculto é o que doa sangue e salva vidas!”. Com este tema, será realizada mais uma campanha de incentivo à doação de sangue pela Fundação Hemopa, a partir desta quarta-feira (14). A ação se estenderá até o dia 31, com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para atendimento transfusional aos pacientes internados na rede hospitalar do Pará, formada por mais de 200 hospitais públicos e privados.

A ação estratégica terá seu ponto alto dia 24 de dezembro, oferecendo aos antigos e novos doadores voluntários um ambiente natalino de esperança, união e amor ao próximo. Segundo a assistente social Lilian Bouth, da Gerência de Captação de Doadores, a campanha visa ainda estimular a doação de sangue frequente, sempre atendendo aos intervalos da coleta de sangue: dois meses para homens e três meses para mulheres.

“Tradicionalmente, dezembro é um mês desafiador para a hemorrede brasileira em função das férias e festas de final de ano. Na região Norte ainda enfrentamos o inverno amazônico, que já chegou, e as doenças associadas à época, como gripes e doenças respiratórias, que inabilitam temporariamente para a coleta de sangue. Estamos esperando por vocês para salvar vidas com este gesto nobre e solidário”, disse Lilian Bouth.

Amor e solidariedade não faltam à aposentada Luzia Almeida Duarte, 68 anos, que nesta terça-feira (13) realizou sua última doação de sangue porque vai completar em breve a idade limite para esse procedimento.

“Hoje estou realizando minha última doação de sangue. Tenho a sensação do dever cumprido, porque com o meu sangue já ajudei muitas pessoas. Hoje completo mais de 25 anos que realizo este ato solidário. Fico feliz em ter feito parte da vida de muitas pessoas que nem conheço. Convido todos que podem também fazer parte da vida de outras pessoas doando sangue. É um ato de amor”, afirmou Luzia Duarte.


Doação

Ao tomar conhecimento da história da aposentada, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu pela demonstração de amor ao próximo. “É com este espírito de união e amor, inspirado pelo Natal, que convido a população potencialmente doadora para aderir a nossa campanha e ser o amigo oculto de quem precisa de transfusão de sangue para sobreviver”, ressaltou o gestor da instituição.

O técnico em Enfermagem Carmilson Paulino Marques, 44 anos, também faz parte dessa corrente pela vida ao doar sangue regularmente. “Eu já sou doador voluntário durante todo o ano. Me sinto muito bem doando sangue e contribuindo com a população que necessita de sangue nos hospitais. Na minha visão, todos em condições deveriam  ajudar os pacientes doando o seu sangue e ajudando a salvar mais vidas. O Hemopa tem uma estrutura excelente, além dos profissionais de qualidade que tornam o ato da doação mais seguro e confortável”, afirmou Carmilson Marques.


Critérios

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 quilos;

- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Endereços das unidades da Fundação Hemopa em Belém:

- Hemocentro Belém - Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.

- Posto de coleta do Castanheira - Rodovia BB-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira).

- Posto de coleta do Shopping Pátio Belém - Travessa Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos - Estação Cidadania, 1º Piso do Pátio Belém.


Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30. Mais informações pelo 08002808118.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?