16/12/2022 às 10h19min - Atualizada em 16/12/2022 às 10h19min

Programação gratuita dá início ao 10º Festival Psica nesta sexta (16)

Shows de Liniker, Arraial do Pavulagem e mais 12 atrações participam do primeiro dos três dias de festival

Com edição da Redação Belem.com.br
Com informações da Ascom do Psica
A cantora Liniker é a atração principal do primeiro dia do Festival Psica com entrada gratuita. (Foto: Divulgação)


A 10ª edição do Festival Psica começa nesta sexta-feira (16). Com shows de Liniker (SP), Arraial do Pavulagem & Batalhão da Estrela, Super Pop Live e mais oito atrações, o maior festival independente de música periférica da Amazônia ocupa o Espaço Náutico Marine Club, localizado no bairro do Guamá, no primeiro de três dias de evento, com entrada totalmente gratuita. Os passaportes para os outros dois dias, que serão pagos, estão à venda em festivalpsica.byinti.com.

Tambores do Pacoval (Soure), Baile do Mestre Cupijó (Cametá), Layse (Breves) & Os Sinceros, Sisa, Daniel ADR, DJ Jon Jon, DJ Eric Terena (MS) e Eduardo du Norte & Os Tambores do Pancoval completam o line-up do primeiro dia de festival. A programação terá início com um cortejo e levantamento do mastro para cada um dos quatro palcos do evento, em celebração às expressões culturais populares, sobretudo do interior do estado.

“A nossa ideia é abrir o 10º Festival Psica da mesma forma que as festividades do interior do estado e também da região metropolitana iniciam suas programações: com o levantamento do mastro. Para isso, vamos unir diversas expressões populares em um cortejo de uma hora. Estarão presentes, por exemplo, a Marujada de São Benedito (Bragança), o Batalhão da Estrela, o Cordão de Pássaros, as Themônias, em uma celebração à cultura do interior e de Belém também, antes do show do Arraial do Pavulagem, o primeiro do dia”, adianta Jeft Dias, diretor e criador do Psica.

A programação reflete o objetivo da 10ª edição do Festival Psica: valorizar a cultura amazônica, dialogar sobre decolonialidade, a partir das cidades do interior e de suas manifestações culturais de resistência secular, e promover acesso à cultura. “Para isso, além de trazer as expressões populares e os artistas locais, um dos principais nomes do line-up do festival, a cantora vencedora de Grammy, Liniker, se apresenta às mais de 20 mil pessoas esperadas no primeiro dia de evento gratuito”, completa Gerson Júnior, diretor e criador do Psica.

Layse é uma das atrações desta sexta-feira. Ela se apresenta junto ao Os Sinceros e fala da expectativa para o show. “Égua, muito honrada de estar tocando nesse primeiro dia do Psica, em um palcão desse para a galera, de grátis. Além do mais, abrindo o show da Liniker, essa grande referência de vida para a gente, para a nossa batalha, essa grande mulher. E fazendo um show lindo, de bolero, de brega para a gente poder dançar todo mundo coladinho. Eu acho que o Psica faz isso, uma grande valorização da música paraense e eu sou muito honrada de poder estar nesse palco, representando a música latino-caribenha”, vibra a artista natural de Breves, no Marajó.


Motins
Ao longo da semana do festival, o Psica promove atividades formativas e espaços para divulgação de artistas locais. A programação ocorre na quarta (14) e quinta-feira (15) no anfiteatro da Usina da Paz do Jurunas. “O Motins é um momento para falar sobre mercado de trabalho, decolonialismo e Amazônia. E, ao mesmo tempo, se propõe a ser uma vitrine para artistas da cena local independentes. 12 bandas se inscreveram e foram selecionadas por nossos curadores para se apresentarem a figuras de renome da indústria musical nacional, como representantes da Warner Music, Festival Afropunk, Poesia Acústica e mais”, explica Jeft.

Psica continua no sábado e domingo
Um dos festivais periféricos mais influentes do país, o Psica completa dez edições em 2022. Para a comemoração, a expectativa é de 10 mil pessoas em cada dia de evento no Espaço Náutico Marine Club. No sábado (17) e no domingo (18), o Festival Psica traz à capital paraense nomes como Gaby Amarantos, Daniela Mercury (BA), Luedji Luna (BA), Flora Matos (DF), Urias (MG), Baco Exu do Blues (BA), BK (RJ), MC Naninha (RJ), Victor Xamã (AM), Lia de Itamaracá (PE) e muito mais.

Confira o line-up completo
Daniela Mercury - Baco Exu do Blues - Liniker - Gaby Amarantos - Lia de Itamaracá - Mega Principe New Tech - Super Pop Live - Surreal Crocodilo - Viviane Batidão - Luedji Luna - Flora Matos - BK - Nic Dias - Urias - Madame Saatan - Arraial do Pavulagem & Batalhão das Estrelas - Rock da Meury - Mc Naninha - Molho Negro - Tony Brasil + Maderito & Banda Bundas - Badsista - Victor Xamã - Arthur da Silva - Baile do Mestre Cupijó - Sereia do Mar - Quebrada Queer - Reggaetown Convida Bruno BO, Negro Edi & Bruna BG - Layse & Os Sinceros - DJ Eric Terena - Tambores do Pacoval - Kratos + Íra - Filhos de Maiandeua - Sisa - Daniel ADR - Rawi - Desalmado - Cerebro de Galinha - Melissandra - Rejeitados Pelo Diabo - Dj Jon Jon

Sobre a Psica Produções
O Psica, muito além de um festival multicultural, é um movimento artístico preto e periférico nascido na Amazônia que vem alcançando influência em todo o Brasil. A Psica Produções também é responsável por um selo, a Psica Gang, que reúne 17 artistas da música e das artes visuais e que este ano assinou contrato de distribuição musical com a Warner Music Brasil.

Festival Psica 10 anos
16 a 18 de dezembro
Local: Espaço Náutico Marine Club - Avenida Bernardo Sayão, Nº 5232 - Guamá


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?