23/12/2022 às 10h12min - Atualizada em 23/12/2022 às 10h12min

Árvore gigante da Amazônia é encontrada no oeste do Pará

A espécie está na Floresta Estadual do Paru, considerada um santuário de angelins gigantes

Com Edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
O imponente angelim vermelho se destaca na Flota do Paru. (Foto: Havita Rigamondi)

A árvore gigante da Amazônia brasileira, a quarta maior do mundo, está em território paraense: o angelim vermelho (Dinizia excelsa), com 88,5 metros de altura e 3,15 m de diâmetro, variando de 400 a 600 anos de existência, é encontrado na Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável Floresta Estadual do Paru (Flota do Paru), na Região de Integração Baixo Amazonas, no oeste paraense. Na faixa do terreno da maior árvore registrada foram encontradas outras 38 da mesma espécie - duas com mais de 80 m.

A Flota ocupa uma área de mais de 3,6 milhões de hectares, abrangendo os municípios de Almeirim, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos. Abriga uma rica diversidade de fauna e flora, além da exuberante paisagem do bioma Amazônia. Quase 96% de sua área são cobertos por florestas bem conservadas, um verdadeiro santuário de angelins gigantes.

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) é responsável pela gestão da Flota do Paru, uma das 27 Unidades de Conservação (UCs) estaduais. A Flota é uma Unidade de Conservação de posse e domínio público, não abrigando propriedade particular, a não ser para uso sustentável.

Gestão - Na área, o Instituto investe em projetos e ações de conscientização ambiental e fortalecimento do uso sustentável dos recursos naturais pelos povos da floresta. As ações são realizadas por meio da Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação Estaduais (DGMUC), que estabelece ferramentas importantes de gestão, como elaboração e revisão dos Planos de Manejo das UCs, utilizando metodologia participativa de todos os setores que representam a sociedade civil e órgãos públicos, representados nos Conselhos Gestores.

O Santuário de Árvores Gigantes reforça a importância da criação de áreas protegidas por meio de legislação ambiental específica, a fim de proteger os recursos naturais de relevância física, biológica e cultural, garantindo o equilíbrio dos ecossistemas, as relações entre esses elementos e a conservação de ambientes naturais para futuras gerações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?