28/12/2022 às 09h38min - Atualizada em 28/12/2022 às 09h38min

Corpo de Bombeiros Militar intensifica atuação neste fim de ano

Confira as principais orientações para os frequentadores de praias e balneários

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Ocorrência de salvamentos devem aumentar neste final de ano em praias e balneários do Pará. (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                                     
No período de festas de fim de ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) intensifica a atuação preventiva e operacional nas principais praias e balneários do Estado, com o serviço de guarda-vidas e equipes de resgate localizadas em pontos estratégicos. Os militares participarão da "Operação Festas Seguras", que será realizada de forma integrada com os demais órgãos do sistema de segurança, de 30 de dezembro a 15 de janeiro. 

O supervisor geral da operação, tenente coronel José Carlos Farias, do Corpo de Bombeiros, explica que haverá aumento do efetivo e reforça que os militares que compõem as equipes passam, ao longo do ano todo, por treinamentos, requalificações e cursos de aperfeiçoamento, sobretudo, para evitar ocorrências de afogamentos. 

“Nossa missão é orientar, salvaguardar e proteger. Buscamos sempre o estreitamento com a comunidade para que as orientações cheguem ao conhecimento da população. Nos nossos treinamentos, simulamos situações de risco nas águas que fazem parte do nosso dia a dia, para que estejamos preparados para intervir, caso seja necessário”, assegura o supervisor. 

O major Adolfo Lopes, comandante do 26° Grupamento Bombeiro Militar, destaca que, no fim de ano, o número de afogamentos são potencializados, especialmente, pelo aumento da ingestão de bebida alcoólica. “Orientamos que as pessoas não se excedam no consumo de álcool, porque o indivíduo passa a ter menos noção do risco e menos atenção aos menores de idade que estão sob a sua responsabilidade. A maior parte das ocorrências que surgem em balneários são por esse fator”, pontua.


Orientações

O tenente coronel José Carlos Farias ressalta que a primeira medida que deve ser tomada por frequentadores de praias e balneários é procurar se alocar em áreas de atuação dos guarda-vidas, sempre buscando orientações junto aos bombeiros sobre as particularidades da área, para garantir a tranquilidade do passeio e reduzir o registro de ocorrências.

Confira as principais recomendações dos Bombeiros para não correr risco nas praias:

- Respeitar as delimitações da área e as orientações dos profissionais;
- Ficar submerso apenas até a altura do umbigo, que é o limite de segurança recomendado;
- Evitar o excesso da ingestão de bebida alcoólica;
- Lembrar que os pais são os principais responsáveis por a guarda das crianças 


Data

Nesta quarta-feira (28), celebra-se o Dia do Guarda-vidas. O tenente coronel José Carlos Farias conta que desde que se formou como oficial atua na função. “Ser guarda-vida foi a minha vida na corporação. São quase 30 anos de serviço, contribuindo com a sociedade da melhor forma possível e isso é muito satisfatório. Espero que o brilho nos olhos dos nossos bombeiros continue forte e sigamos à disposição da sociedade”, conclui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?