O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Piratas da Batucada (G.R.E.S Piratas da Batucada) e atual campeã do Carnaval de Belém vai comemorar o 49º aniversário com arrastão no bairro da Pedreira, no próximo domingo, dia 1º de janeiro de 2023. O primeiro grito de carnaval do Piratas inicia às 16h, com concentração na Av. Pedro Miranda, esquina com a Tv. Perebebuí. O cortejo com os principais quesitos seguirá até o final da Aldeia Amazônica David Miguel, a Aldeia Cabana. A programação é aberta ao público.
Nesta edição, a escola de samba campeã de Belém contará com a presença do intérprete oficial da agremiação, o carioca Leonardo Bessa, ex- Salgueiro do Rio de Janeiro e ex-Acadêmicos do Tucuruvi, de São Paulo. No vocal, para compor o time feminino, estão as cantoras oficiais do Piratas da Batucada Cris Matos e Mariza Black. O evento também vai anunciar e apresentar ao público presente, de forma surpresa, o quarto cantor já contratado pela G.R.E.S.
Para o presidente do Piratas da Batucada, Sandro Sena, o arrastão de aniversário é um grande encontro para confraternizar e divulgar à sociedade o que vem sendo trabalhado na escola. "Nós planejamos uma grande mobilização festiva para toda a comunidade, quem gosta de samba ou quer conhecer um pouco mais do trabalho do Piratas. São 49 anos de história. Uma vida que se iniciou em um bloco de rua e chegamos tão longe com títulos, vivência de responsabilidade social e de transformações na vida de muitas pessoas que fazem e vivem de cultura e arte", disse.
Ainda para celebrar a data, um bolo será cortado na sede do Piratas, que fica na Passagem Miracy, 89 (Rua Nova, entre tv. Timbó e Estrela). O arrastão do Piratas da Batucada seguirá todos os domingos até o grande dia da apresentação de Carnaval, a ser realizada no dia 11 de fevereiro.
Samba-enredo de 2023
Em 2023, o Piratas da Batucada segue em busca do título de bicampeão com o samba-enredo: “Um rendez-vous de grandes mulheres”. A letra é um grito de liberdade e força das mulheres. Traz uma homenagem para aquelas que lutam, criticam, questionam, quebram preconceitos e decidem onde querem estar. E nesse contexto, a escola abre a cena à mulher puta.
Nossa homenagem, em especial, será para paraibana Lourdes Barreto, de 77 anos. Em diferentes atravessamentos e contextos afetivos, ela é símbolos de resistência, garra e de empoderamento. Lourdes é uma das fundadoras da Rede Brasileira de Prostitutas; do Movimento de Promoção da Mulher e do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (GEMPAC). Atualmente é conselheira no Conselho Nacional de Direitos da Mulher, além de ativista e pesquisadora nacional e internacional sobre sexualidade, gênero e luta contra a Aids.
Ficha técnica
G.R.E.S. Piratas da Batucada
Cores da Escola
Vermelho, branco e preto.
Símbolo/mascote
Pirata
Data de fundação
1° de Janeiro de 1974
Presidente
Sandro Sena
Vice-presidente
Jacó Machado
Presidente de honra
Ricardo Fernandes
Enredo
Um Rendez-Vous de grandes mulheres (Homenagem Lourdes Barreto)
Carnavalesco
Edson Barata
Diretor de Carnaval
Barbara Sena
Cláudio Didimano
Diretor de Harmonia
Edilson Gael
Mestre(s) de bateria
Augusto Alcântara (Mestre Feijão)
Nome da bateria
Fúria Piratiana
Intérprete(s) oficial
Leonardo Bessa
Casal de MS/PB
1° casal: Bené Brito e Ana Flávia
Porta-estandarte
Maurício de Souza
Corte de Bateria
Carla Amanda
Madrinha
Lene Araújo
Compositores do samba-enredo
Companhia de Samba de Belém
Confira o samba-enredo