15/03/2023 às 08h52min - Atualizada em 15/03/2023 às 08h52min

Professora cria cartão de crédito para incentivar a leitura de crianças e adolescentes

Projeto Criança Craque de Leitura oferece a cada estudante o seu passacard e permite que ele ganhe créditos a cada ciclo de leitura concluído

Com edição da Redação Belem.com.br
Informações da Assessoria
Divulgação
Incentivar a leitura de maneira criativa e divertida é um desafio para professores, pais e responsáveis. Pensando nisso, uma escola em Florianopólis adotou um método bem eficaz para ajudar os alunos a exercerem o hábito da leitura de uma maneira diferente. O projeto Criança Craque de Leitura trouxe para a sala de aula e biblioteca, o Passacard, um cartão de crédito com benefícios para que as crianças completem os ciclos de leitura. 

A ideia surgiu da professora Aline Terozeni, que trabalha na instituição que atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, enxerga no projeto a oportunidade de incentivar o acesso aos livros.

“Partimos da dificuldade, falta de condições e acesso dos nossos alunos e criamos essa atividade pedagógica. A ideia é que eles possam através da leitura, verbalizar, interpretar, e criar mundos novos mais criativos e imaginativos, e que essas possibilidades não fiquem restritas apenas à escola. Os estudantes também podem utilizar o cartão de crédito para as disciplinas de Português, com o incentivo à leitura, e Matemática, falando sobre o sistema monetário e educação financeira, por exemplo”, reforça. 

Passacard e incentivo à leitura também em casa

Segundo o último levantamento realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), as crianças entre  5 e 10 anos de idade são as que mais leem, representando 23% da população que costuma ler diariamente. 

No projeto, as crianças recebem um cartão de crédito com benefícios. A ideia é que eles acessem a biblioteca nos dias e horários combinados, retirem os livros de acordo com a classificação e cores das bolinhas conforme a idade e série a que pertencem. “As crianças possuem entre 8 e 10 anos. Buscamos apresentar os livros para que elas possam desenvolver a aprendizagem e também tornar os momentos prazerosos, levando o livro para a casa e partilhando em família”, reforça. 

Em casa os alunos tem como objetivo realizar a atividade da leitura em família e avaliar o livro numerando estrelas e responder um questionário. “O principal objetivo é propagar a aprendizagem, a interpretação de texto, a ideia de um mundo imaginativo que a leitura pode proporcionar”, avalia. 

Para que as crianças também possam refletir sobre Educação Financeira e sistema monetário, o Passacard apresenta categorias que são prata, gold e infinity. Assim os alunos também podem refletir sobre a importância dos créditos e benefícios. Para a aluna Allana Cristiny Cardoso de Souza, de 9 anos, a ideia de levar o livro para a casa com o Passacard é uma das atividades que ela mais gosta. “Lá em casa eu levo os livros, minha mãe e minha irmã leem, e todo mundo participa deste momento. Minha mãe lê de uma forma engraçada, isso torna o livro e o momento em família muito mais divertido”, finaliza.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?