16/03/2023 às 08h33min - Atualizada em 16/03/2023 às 08h33min

'Pará Pet' garante castração gratuita à cães e gatos, em Belém

Na próxima quarta-feira (22), está previsto um novo mutirão de cadastro nas UsiPaz Jurunas/Condor

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Rodrigo Pinheiro/Agência Pará
Entre latidos e miados, o governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), retomou os atendimentos referentes ao programa “Pará Pet”, que garante gratuitamente a castração de cães e gatos aos tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa aconteceu nas dependências da UsiPaz Jurunas/Condor, na manhã de quarta-feira (15), em Belém.

Primeiramente foi feito o cadastro e após esse primeiro atendimento os tutores aguardavam para a realização dos exames pré-operatórios nos bichinhos, onde passaram pela anamnese, exames físicos e laboratoriais para, então, dependendo dos resultados, os aptos serem encaminhados à cirurgia, já que existem várias recomendações para o procedimento. 

Naiara Siqueira, 34 anos, contou que sua outra gata já havia sido castrada através do “Pará Pet” ano passado e ocorreu tudo bem e, hoje, ela levou o “Léo”, um felino cinza, bem peludo e bem cuidado e estava ansiosa com os resultados, pois está desempregada e sem condições de arcar com o valor do procedimento.

"É uma grande oportunidade para que, quem não tem condições e eu me sinto privilegiada. Tenho quatro fêmeas e dois machos em casa e cuido como família mesmo, mas agora não posso cuidar de mais gatos e por isso me preocupo com eles”, disse Naiara.

Compromisso 

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação entre Fundação ParáPaz e Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) para a execução contínua do serviço à população, já que a ideia é que chegue em todas as regiões do Pará, somando 30 mil castrações por ano, como ressaltou Igor Normando, secretário da Seac.

"É um programa que marca, historicamente, a proteção animal no nosso Estado e o maior programa de castração animal do Norte do Brasil. Estamos mostrando que animal é um ser vivo, que merece respeito, merece viver com dignidade e merece política pública, sim! Tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho, não só a Seac como outros órgãos do governo que queiram integrar essa luta em defesa dos animais”, enfatizou o gestor.


Segundo Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz, o trabalho integrado é essencial para o sucesso do programa e ressaltou, ainda, sobre a importância da castração para a saúde pública. “Há várias vantagens na castração. Além da prevenção de zoonoses, ajuda no controle da superpopulação animal. Vamos trabalhar, juntamente com a Seac, para que muitas pessoas sejam beneficiadas com a execução do programa”.

Enquanto brincava com seu cão, de nome “Marley”, a dona de casa Jandaia Pereira, de 57 anos, pontuou que a iniciativa contribuirá para a diminuição do abandono de animais nas ruas, já que a castração previne doenças e controla o nascimento desordenado. 

"Quando o cachorro desenvolve uma doença ou engravida, às vezes são descartados por falta de dinheiro para o remédio e até mesmo de não quererem criar mais cachorro em casa, porque é um gasto. E com eles castrados é mais difícil, não tem desculpa.”, disse.

Serviço 

Os animais aptos passarão pela cirurgia na quinta-feira, sexta e sábado (16, 17 e 18), seguindo agendamento da empresa responsável pelo procedimento. Na próxima quarta-feira (22), está previsto um novo mutirão de cadastro nas UsiPaz Jurunas/Condor (Trav. Quintino Bocaiúva, S/N); UsiPaz Terra Firme (Passagem Belo Horizonte, 56) e UsiPaz Guamá (Av. Bernardo Sayão, 4783). A partir das 9h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?