02/05/2023 às 13h08min - Atualizada em 02/05/2023 às 13h08min

Animais silvestres não são pets; entenda os riscos de criar esses animais

Respeitar o habitat natural desses animais é fundamental para a manutenção das espécies

Paloma Lobato
Freepik.com

Um dos assuntos mais comentados ao longo dos últimos dias foi o caso da capivara Filó. O animal vivia em uma propriedade particular, pertencente à família do influenciador digital Agenor Tupinambá. Após denúncias de maus-tratos, a capivara foi retirada de seu habitat pelo Ibama. Uma decisão da Justiça determinou que o animal retornasse para a família de Agenor, que vive em uma área ribeirinha, no Amazonas.


Com a grande repercussão do caso nas redes sociais, o tema acabou dividindo opiniões: de um lado, muitos internautas defenderam a permanência de Filó com Agenor, já que ficou comprovado que o animal vivia em um habitat saudável. Em contrapartida, muita gente levantou o debate sobre os riscos de manter um animal silvestre dentro de casa. 


Nesse ponto, é importante destacar que os animais silvestres não são pets e não devem ser domesticados. Afinal, quando criados em casa, esses animais podem transmitir diversas doenças, como a raiva, leptospirose, toxoplasmose e a leschimaniose, que pode levar à morte.


Além disso, o próprio animal pode correr riscos, já que tem uma alimentação inadequada para a sua espécie e ele perde a oportunidade de crescer em seu habitat natural e pode sofrer sérias consequências por isso.


Se você realmente ama os animais, faça a sua parte! A vida selvagem deve ser respeitada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?