01/06/2023 às 11h23min - Atualizada em 01/06/2023 às 11h23min

Círio 2023: fiéis conhecem o cartaz da Festividade de Nazaré deste ano

A arte foi apresentada nas dependências da Basílica Santuário

com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Roma News
O cartaz do Círio 2023, um dos principais e mais tradicionais símbolos da Festividade de Nazaré, foi apresentado aos fiéis, na noite desta quarta-feira (31), na Basílica Santuário de Nazaré. Inicialmente, o cartaz seria exibido na Praça Santuário, mas, em razão da forte chuva que atingiu Belém nesta noite, a arte foi apresentada primeiramente nas dependências da igreja, às centenas de devotos que lotaram a Basílica. Rica em elementos, a peça referencia diretamente o simbolismo do tema do Círio deste ano: "Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho''. 

Ao longo dos meses que antecedem o Círio, que ocorre no segundo domingo de outubro, o cartaz é um item presente nos lares católicos, simbolizando a forte relação entre os devotos e a padroeira dos paraenses.

A apresentação ocorreu logo após as cerimônias de Coroação de Nossa Senhora e retorno da Imagem Original ao Glória, em Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Exemplares do cartaz foram distribuídos gratuitamente aos presentes no evento. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), o cartaz tem tiragem total de 900 mil exemplares. Para quem perdeu a programação, o item já está disponível para venda na loja Lírio Mimoso, no complexo da Basílica de Santuário, ao custo de R$ 3 a unidade. Na loja virtual, o cartaz será vendido em kits de três unidades a R$ 9. Banners também estarão à venda.

A Diretoria da Festa de Nazaré explica o significado dos detalhes do cartaz:

O cartaz do Círio 2023 apresenta uma composição rica em elementos, que tem como objetivo referenciar diretamente o simbolismo do tema deste ano.

Em primeiro plano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece em destaque, representando a figura central da devoção e da fé dos milhões de fiéis que participam do Círio.

Em seguida, a base modelada em 3D simboliza a solidez das crenças, a base sobre a qual o povo de Deus constrói sua caminhada espiritual. Na sequência, a cruz, acima da Imagem da Virgem de Nazaré, representa o sacrifício, o ato de amor supremo de Jesus Cristo pela humanidade.

Os arcos, também modelados em 3D, simbolizam o caminho que se percorre pela fé, uma jornada de busca por Deus e por uma vida mais plena e significativa.

As figuras de anjos sobrepostas aos arcos representam a salvação, o sentimento de esperança e a presença divina em nossas vidas e podem ser encontradas na Catedral de Belém.

Saindo dos elementos dos arcos, temos partículas de luz que representam a força divina, a energia que nos impulsiona na caminhada.

A parede de mármore retirada de uma fotografia da Basílica Santuário de Nazaré simboliza a tradição e a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

No rodapé do Cartaz uma novidade: ao lado das logomarcas da Arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário - Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré, está a logomarca comemorativa dos 100 Anos de Título Basilical da Basílica de Nazaré.
 
A peça foi criada pela Mendes Comunicação, agência voluntária que está à frente da produção há 32 anos. Anualmente, a DFN convida um fotógrafo para fazer a fotografia oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e, este ano, a fotógrafa escolhida foi Soraya Montanheiro. A ilustração do fundo do cartaz foi de Guilherme Lamoglia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?