24/08/2023 às 08h58min - Atualizada em 24/08/2023 às 08h58min

Cooperativa de mulheres privadas de liberdade é aprovada para participar da 11ª Feira de Artesanato do Círio

Elas trabalham na criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
NCS/SEAP
A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), cooperativa formada por internas do sistema penal paraense e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), foi novamente selecionada para participar da Feira de Artesanato do Círio (FAC), que este ano chega a sua 11ª edição. Após o processo de inscrição e seleção, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o resultado divulgado na última semana pela instituição confirmou a Cooperativa como uma das escolhidas para participar da FAC.

A 11ª Edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC), promovida pelo Sebrae no Pará, ocorrerá de 05 a 11 de outubro de 2023, no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro. A FAC é uma ação de incentivo à cultura e de promoção do trabalho de artesãos e de outros empreendedores paraenses, que gera oportunidades de vendas durante e após o evento.

Gerson Santos, assessor de projetos da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Seap e tutor voluntário da cooperativa, conta que a Coostafe participou de todo o processo de seleção, desde a inscrição até o resultado final divulgado pelo Sebrae. Ele destaca que essa é a segunda participação consecutiva da Coostafe na Feira de Artesanato do Círio, que é um dos eventos promovidos pelo Sebrae e que estão dentro da programação anual da entidade, como uma das feiras de artesanato que são realizadas pelo Sistema Sebrae, nesse caso, o Sebrae Pará.

Gerson Santos explica que a participação da Coostafe não se deu por convite ou por escolha aleatória, “elas não foram escolhidas pela condição delas de serem internas e da Coostafe ser essa cooperativa social de trabalho, elas participaram tecnicamente de uma avaliação através de profissionais de uma curadoria que o Sebrae contratou”, diz.

O tutor da Coostafe conta que o Sebrae lança um edital com o cronograma de inscrição e a divulgação de regras para a participação na Feira. Quem se inscreve para participar da FAC, precisa elaborar e apresentar os produtos que serão avaliados por uma curadoria do Sebrae. As regras estabelecem a necessidade de desenvolver uma linha de produtos específicos com inspiração no universo do Círio de Nazaré, envolvendo os critérios de inovação, originalidade; agregação de valor, acabamento, tag (etiqueta) e qualidade de embalagens exigidos pelo Sebrae. Ao final da seleção, o trabalho da Coostafe foi aprovado pela curadoria feita pela entidade. 

“É o segundo ano que elas passam pela curadoria e a Seap participa por meio dos técnicos da coordenadoria de trabalho e produção. A Secretaria entra com esse apoio, com suporte técnico, no design de produtos, na concepção do produto, orientando para que elas pudessem criar produtos dentro das linhas temáticas da curadoria, a partir daí, articula na questão da inscrição porque elas não têm acesso, somos nós que realizamos a inscrição. Em seguida, ficamos acompanhando o processo e a Seap atua nessa coordenação, nesse suporte, nesse apoio”, afirma Gerson.

A curadoria é rigorosa, ressalta Gerson. "Eles fazem uma análise não só do produto acabado, mas da técnica empregada e quais foram os critérios utilizados no desenvolvimento e na concepção do design do produto. E como a Coostafe tem a sua personalidade jurídica, esse ano elas já adquiriram o estande para participar da feira de artesanato”, esclareceu.

 O que é?

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) foi criada em 2014 e tem seu espaço físico localizado no Centro de Recuperação Feminina (CRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São cerca de 30 mulheres em privação de liberdade que se dividem nas tarefas que envolvem as atividades da cooperativa. Na unidade prisional, elas trabalham na criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado.

Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo número (91) 9855-90331, no email: [email protected] ou pelo Instagram @coostafe.pa. 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?