21/06/2023 às 09h15min - Atualizada em 21/06/2023 às 09h15min

Projeto “Caminho do Círio” faz identificação do trajeto oficial da romaria

As placas instaladas leva os romeiros a fazerem uma reflexão sobre a fé ao longo de todo o percurso

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), e Diretoria da Festa de Nazaré realizaram a instalação de 35 placas informativas para o projeto "Caminho do Círio". A ação visa destacar o percurso oficial da maior festa religiosa do Pará, que acontece sempre no segundo domingo de outubro, reunindo, aproximadamente, cerca de 2,5 milhões de pessoas todos os anos.

Para o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, “identificar com placas o caminho do Círio de Nazaré, em Belém, é reforçar a simbologia desses milhões de romeiros durante a procissão, assim como reforçar a fé em Nossa Senhora de Nazaré”.

Identificação do trajeto

Ao todo, a Prefeitura providenciou a identificação de 35 pontos, com saída da Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, passando por pontos importantes da cidade, como a Estação das Docas, avenida Presidente Vargas, praça da República, avenida Nazaré até chegar o percurso na Basílica de Nazaré.

As placas ajudam os romeiros a refletirem sobre a fé e devoção à Nossa Senhora ao longo de todo o percurso. "É para que todos identifiquem que é um caminho histórico, caminho de muita fé e que vai ficar marcado durante o ano inteiro o quanto a nossa cidade é devota de Nossa Senhora de Nazaré”, completa o titular da Seurb, Márcia Miranda.

Projeto Caminho do Círio

O Projeto Caminho do Círio, lançado em 2022, foi criado para incentivar e promover a realização do percurso do Círio em qualquer época do ano, possibilitando que turistas de todo o mundo, assim como romeiros, percorram o trajeto da romaria, seja pagando alguma promessa, seja conhecendo os locais pelo qual a procissão passa durante o Círio.

Segundo o diretor de procissões da Festa de Nazaré, Franco Marcial, o projeto “surgiu a partir da necessidade de conhecimento mais aprofundado do caminho do Círio, com destaque para os monumentos históricos, além de realizar uma avaliação detalhada do percurso da procissão, como a segurança nas calçadas”.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?