02/06/2023 às 11h53min - Atualizada em 02/06/2023 às 11h53min

Por que os streamings estão excluindo conteúdos de seus catálogos?

A resposta tem a ver com cortes de gastos

com edição da Redação Belem.com.br
Tecmundo
Getty Images
Vários conteúdos presentes em serviços de streaming vêm sendo excluídos sem avisos prévios de várias plataformas. O que, para muitos usuários, é algo bem esquisito.

Afinal, quando assinamos um serviço de vídeo sob demanda, esperamos que seus filmes, séries e outros títulos estejam sempre disponíveis para que possamos acessá-los quando bem entendermos, principalmente as produções originais. Mas não é bem por aí. E há um grande motivo por trás disso tudo.

Como explica uma matéria do site CNBC, a remoção de conteúdos dos catálogos dos principais serviços de streaming disponíveis no mercado tem acontecido, principalmente, por uma razão: corte de gastos.

Por que conteúdos originais são removidos dos streamings?

O que poucos espectadores sabem é que, nesse cenário digital, para manter filmes, séries e outras produções em suas bibliotecas, os streamings precisam pagar taxas de licenciamento e outros valores diversos, como direitos de imagem, etc. Ou seja, há um custo (alto) para manter títulos disponíveis nos streamings, até mesmo produções originais, como é o caso do HBO Max e do Disney+.

O problema nessa situação, é que, segundo a matéria, muitos streamings ainda não apresentam grandes lucros para que seja viável continuar com diversas produções em seus catálogos e ainda produzir novos títulos originais (que também precisam ser licenciados). A conta, simplesmente, não fecha. "Do ponto de vista do consumidor, o que ele quer é poder acessar os conteúdos sempre que quiser. [...] A parte que confunde os consumidores é que eles não entendem como os conteúdos são licenciados [...], disse Dan Rayburn, analista de mídia, ao CNBC.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?