06/06/2023 às 11h02min - Atualizada em 06/06/2023 às 11h02min

Guia de Raças: Pastor do Cáucaso, um dos cães mais fortes do mundo

Um cão forte e protetor, mesmo dócil, pode ser um desafio para tutores inexperientes

com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Reprodução
Surgido originalmente na Rússia , na região das montanhas do Cáucaso, seu nome original em russo é Kavkazkaïa Ovtcharka. Apesar de seu padrão conhecido hoje ter começado durante a década de 1920, na União Soviética, registros antigos mostram que cães semelhantes ao Pastor do Cáucaso já eram usados pelo exército de Czar Armênio Tigran II, no século 1 a.C.

Um cão de porte grande, o Pastor do Cáucaso descende de raças do tipo molosso, como o Mastim Tibetano , o Mastim dos Pirineus e o Mastim Napolitano .

Com um perfil calmo e protetor, esse cão era usado para a proteção de rebanhos e propriedades contra predadores e ladrões. Nos anos 1960, na  Alemanha Oriental, esses cães foram usados na patrulha do Muro de Berlim . Com a queda do muro em 1989, esses cães perderam sua função e passaram a ser adotados por famílias locais, para que não ficassem sem lar.

Apesar da popularidade de outros tempos, hoje alguns estudiosos acreditam que o Pastor do Cáucaso está à beira da extinção. Existem outras raças semelhantes que surgiram na mesma região, como o Pastor da Rússia Meridional, do Pastor da Ásia Central e do Pastor das Estepes do Cáucaso (este ainda não reconhecido pela FCI), mas todos são raças diferentes.

Características e comportamento

Essa é uma raça de porte grande que pode chegar a 65 cm (as fêmeas costumam ser um pouco menores) e pesar 60 kg, é um cão forte e resistente. O Pastor do Cáucaso é considerado um dos cães mais fortes do mundo.

Devido à sua força e tamanho, não é um pet recomendado para tutores inexperientes. Dominador e inteligente, esse cão precisa de líderes que saibam como lidar, especialmente na educação (adestramento) e socialização do animal.

Embora pareça um pouco assustador à primeira vista, esse é um cão muito gentil e dócil com a família, inclusive com as crianças. O único cuidado é com relação às brincadeiras, por ser um cão muito grande e pesado, pode machucar os pequenos mesmo sem intenção – por isso, é importante ter sempre a supervisão de um adulto.

A convivência com outros animais de estimação é possível, mas é fundamental que o Pastor do Cáucaso seja bem socializado desde filhote, ou pode se tornar muito dominante. O cão também pode estranhar a presença de pessoas estranhas e ser um pouco agressivo, caso não seja bem socializado.

Como um cão russo, ele é um cão habituado aos climas mais frios. Então em climas mais quentes, como o do Brasil, a raça pode sofrer um pouco se não for bem tratada.

Sua pelagem pode ser curta, média ou longa – adaptadas para proteger contra as variações do clima. O pet com o pelo mais longo precisa de um cuidado especial com escovações diárias, para evitar a formação de nós e embaraços.

Com os pelos mais curtos, a demanda é menor, mas ainda é necessária a escovação semanal para remover os fios soltos, especialmente durante a muda de pelos. Deve ser usado escovas ou pentes próprios para o tipo de pelo.

Os banhos não precisam ser frequentes, apenas em casos de necessidade, como pelos sujos ou recomendação veterinária. Já a higiene de áreas como os ouvidos não pode ser negligenciada, para não acumular cera ou sujidades que possam causar infecções.

Esse cão precisa viver em casa com quintal amplo e, embora não precise gastar tanta energia, deve ter uma rotina de exercícios para se manter saudável. O tutor precisa ter controle do animal durante os passeios – especialmente por ser um cão territorialista, qualquer confusão o tutor será facilmente derrubado.

Viver em áreas maiores ajuda que o cão possa se locomover e correr sozinho, diminuindo a necessidade de passeios.

No geral, o Pastor do Cáucaso é um cão saudável, mas pode sofrer com problemas comuns em cães de grande porte como doenças nas articulações ,  obesidades e hipotiroidismo , especialmente com o avançar da idade.
É importante manter uma rotina de visitas ao médico-veterinário para exames frequentes, ajudando a identificar qualquer problema com antecedência aumenta a eficácia de tratamentos e melhora a qualidade de vida do animal.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?