06/06/2023 às 12h18min - Atualizada em 06/06/2023 às 12h18min

Bebê a caminho? Saiba a importância do Teste do Pezinho

O teste serve para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas

Flávia Rocha
Unsplash
No dia 6 de junho se comemora o Dia Nacional do “Teste do Pezinho”, que é o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

O teste surgiu nos anos 1960 nos Estados Unidos, tendo chegado ao Brasil na década de 1970 pelo programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Mas se tornou obrigatório em território nacional apenas em 1992

No Brasil, A data, instituída pela Lei nº 11.605/2.007, objetiva informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos.

Assim que o teste foi inventado o procedimento era feito com poucas gotas de sangue embebidas em papel filtro, o primeiro método – simples, barato e rápido – detectava a fenilcetonúria. Isso permitiu que qualquer agente de saúde pudesse coletar material dos bebês, enviar para laboratórios e obter resultados confiáveis. Uma característica dos exames dessa época era o uso de métodos individuais para cada doença, aumentando o custo, o tempo de realização e o risco de interferências nos resultados.

Hoje, ocorre o uso de cromatógrafos de alta performance e espectrômetros de massa, sugerido pela primeira vez ainda no século passado, passando a realizar parte dos testes da triagem neonatal, foi possível ampliar o acesso, acelerar os resultados e aumentar sua confiabilidade, além de permitir com que em um único exame seja possível investigar múltiplas doenças.

Confira mais algumas informações:

Doenças detectadas no exame
Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO).

Quando fazer?
A coleta de sangue deverá ser feita, preferencialmente, entre o 3° e o 5° dias de vida e sempre após 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, porém, quanto mais cedo for realizada a coleta mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados.

Por que fazer o teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive deficiência mental grave e irreversível.

Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas.

Onde se pode fazer o teste do pezinho?
Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?