07/06/2023 às 11h42min - Atualizada em 07/06/2023 às 11h42min

Confira o significado do dia de Corpus Christi

A data comemorativa é móvel, mas sempre celebrada numa quinta-feira

Flávia Rocha
Agência Brasília
Nesta quinta-feria (8), muitos brasileiros estarão de folga devido à celebração do Corpus Christi – vale ressalta que não serão todos; a data não é considerada um feriado nacional, sendo apenas um ponto facultativo nacional. Dessa forma, os estados decidem qual querem adotar. Neste ano, das 27 capitais brasileiras, 13 optaram por dar ponto facultativo, enquanto em 14, será feriado municipal.

Mas o que é o Corpus Christi?

É uma solenidade religiosa cristã que celebra a instituição da eucaristia, isto é, um sacramento católico em que os fiéis recebem uma pequena partícula e a consomem, acreditando ser o próprio corpo de Jesus.

Corpus Christi significa corpo de Cristoe essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue”.

A origem do Corpus Christi é belga e remonta ao século XIII. A data foi instituída pelo Papa Urbano IV através da Bula “Transiturus de Hoc Mundo”, de 11 de agosto de 1264, tendo sido promulgada em 1317 pelo Papa João XXII. A comemoração religiosa ocorre exatamente 60 dias depois da Páscoa.

No Brasil, o dia é comemorado com missas e procissões, além da confecção de extensos tapetes feitos por fiéis.

Comemoração em Belém

A Arquidiocese de Belém celebra a Solenidade de Corpus Christi. Neste ano, a celebração será realizada nas Regiões Episcopais: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista e São Vicente de Paulo.

A missa será presidida às 7h30, pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, no Santuário São Judas Tadeu (Região de Sant’Ana), Localizado no bairro da Condor, em Belém, junto ao Vigário Episcopal, padre André Teles e demais padres da região. Após a missa, a procissão sai em direção à Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Centrão).

Segundo o padre André Teles, que também é Vigário Episcopal da região de Sant’Ana e co-pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Jurunas, as celebrações seguem no período da tarde nas igrejas com a realização de missas com início entre 18h e 19h.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?