22/06/2023 às 09h00min - Atualizada em 22/06/2023 às 09h00min

Formação em Libras para servidores municipais visa melhorar atendimento às pessoas surdas

Mais de 50 servidores constituem a segunda turma do curso de Libras, iniciado nesta terça, 20

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), e faz parte da grade de cursos de formação coordenados pela Escola de Gestão Pública (EGP) e Universidade Livre da Amazônia (Ulam), no conjunto de ações da política de valorização do servidor.

O curso de 80 horas teve início na tarde desta terça-feira, 20, e se estende até dia 14 de dezembro, sempre às terças e quintas-feiras, com aulas ministradas pela professora Rita Guerreiro, graduada em Letras e pós-graduada em Educação Inclusiva.

Ela explica que os estudos estão voltados aos conceitos básicos de Libras e inclui: saudações e cumprimentos; identificação; alfabeto manual, números e datilografia; características básicas da Gramática da Libras, com parâmetros e produções de sinais; diálogo cultural do surdo; espaço de sinalização, marcações espaciais e listagem na Língua de Sinais, além do vocabulário básico de Libras.

Garantia de direitos

A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, deu as boas-vindas à turma e reiterou. “Nossa prioridade, neste caso, é o servidor que atende o público, que lida com as pessoas, mas, o curso é importante para a vida, para que a gente deixe de olhar o outro sem vê-lo. É garantirmos que o outro passe a existir na comunicação a que ele tem direito. Desejo que façam o maior proveito possível”.

De 2021 a maio de 2023, a Semad já promoveu quase 90 atividades formativas, com a participação de mais de 3.500 servidores de diversas secretarias e órgãos da administração pública de Belém.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?