23/06/2023 às 11h02min - Atualizada em 23/06/2023 às 11h02min

Amanhã é dia de São João

Saiba mais sobre as características da data

Flávia Rocha
Deus grego Adônis/ Reprodução
Segundo o que é ensinado na Bíblia, São João que nos referimos no dia 24 de junho é João Batista, o homem que batizou Jesus Cristo. Ambos teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas. João Batista era só seis meses mais velho do que Jesus, mas pavimentou o caminho pelo qual percorreria a figura católica.
 
Mas a origem da tradição de festividades no dia 24 pré-data a Igreja Católica. Havia, na segunda quinzena do mês de junho, quando ocorria o solstício de verão na Europa, o culto a deuses da natureza, das plantações e colheitas. Um desses deuses era Adônis, que, segundo o mito grego, foi disputado por Afrodite (deusa do amor) e Perséfone (deusa dos infernos). A disputa foi apaziguada por Zeus, que determinou que Adônis passaria metade do ano com Afrodite, no mundo superior, à luz do Sol, e a outra metade com Perséfone, no mundo inferior, nas trevas.
 
Essa disputa entre deusas acabou sendo associada aos ciclos naturais da vegetação, que morre no inverno e renasce e vigora na primavera e verão. O culto a Adônis, cujo dia específico era 24 de junho, tinha por objetivo a celebração dessa renovação, da “boa-nova” do renascer da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista.
 
A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira teria sido um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus.
 
No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Tal prática foi com o tempo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França.
 
O dia de São João também é um dia muito comum para a realização de simpatias. Elas variam; você pode atrair prosperidade ou até mesmo descobrir o nome do seu futuro cônjuge.
 
Portanto, se você for pular a fogueira ou passear descalço nas brasas da fogueira com uma faca virgem em mãos para após fincá-la em uma bananeira, lembre-se de tomar cuidado com o seu bem-estar e dos outros brincantes e de realizar qualquer uma das simpatias da forma mais segura possível!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?