27/06/2023 às 08h45min - Atualizada em 27/06/2023 às 08h45min

Curso de Libras vai certificar mais de 100 servidores da segurança pública em Belém

Proposta é oferecer a formação básica na língua brasileira de sinais, facilitando a comunicação para o atendimento adequado da população surda em situações de emergência

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A segunda turma do curso ‘Dialogando com as mãos’, ofertado pelo Governo do Pará por meio da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) e da Polícia Militar, participou nesta segunda-feira (26) da aula inaugural e mais de 100 servidores públicos que atuam na segurança pública irão realizar a formação básica na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A qualificação segue até a próxima sexta-feira (30). 

“O auditório cheio de servidores buscando este conhecimento demonstra a grande demanda que a área tinha para esta capacitação e a Escola de Governança trabalha para que os servidores públicos tenham os mecanismos necessários para exercerem suas atividades com excelência”, destaca a diretora geral da EGPA, Elisangela Jorge.
O objetivo da qualificação é oferecer a formação básica na língua brasileira de sinais, facilitando a comunicação para o atendimento adequado da população surda em situações de emergência. 

Para o soldado Lisboa Júnior, a expectativa é de conseguir realizar um atendimento na Língua de Sinais e compreender as necessidades da pessoa surda. “Precisamos ser um ponto de apoio para toda a sociedade e isso inclui as pessoas surdas, por isso, acredito que este curso vem para somar no nosso trabalho”, disse. 

As turmas desta semana compõem o segundo polo de formação e contam com servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Defensoria Pública do Estado do Pará, Ministério Público do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Belém. Todos os profissionais capacitados atuam na capital. 

“A inclusão é muito importante quando falamos do contexto de atendimentos emergenciais e nós, que lidamos com o público, precisamos buscar as ferramentas para dar esse suporte. Eu mesmo quero participar desta formação em uma futura oportunidade”, disse o Tenente Coronel Francisco Júnior, subdiretor de ensino e instrução do Corpo de Bombeiros, durante a solenidade de abertura. 

A aula inaugural contou com a palestra “Libras para quem? A importância da língua brasileira de sinais na segurança pública do Pará” e a apresentação do Coral Sonância em Libras, coral de Libras do Centro de Assistência ao Servidor, da Secretaria de Educação. 

Geny Ferreira é regente do coral e professora da formação e afirma que ações como a apresentação do coral já na aula inaugural inicia com uma quebra de paradigmas. “O que estes servidores precisam aprender para atuarem em atendimentos nas ruas é muito importante e parte essencial da formação, mas estamos aqui também com o objetivo de apresentar a cultura e a identidade surda”, declarou.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?