07/07/2023 às 11h09min - Atualizada em 07/07/2023 às 11h09min

World Chocolate Day

O ouro negro que conqusitou o mundo

Flávia Rocha
iStock
Ninguém sabe ao certo porque o dia 7 de julho foi escolhido para comemorar esta data. No entanto, acredita-se que ela marca a introdução do chocolate na Europa por volta do século XV.

Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Estes bebiam o chocolate durante rituais e usavam-no como remédio.

Séculos mais tarde, os Maias apelidaram o chocolate como a bebida dos deuses. O chocolate Maia era uma venerada bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com malaguetas, água e milho. Os Maias deitavam essa mistura de um pote para outro, criando uma espessa bebida espumosa chamada "xocolatl", que significa "água amarga".

No século XV, os Astecas usavam os grãos de cacau como moeda de troca. Acreditavam que o chocolate era um presente do deus Quetzalcoatl, e bebiam-no como uma bebida refrescante, um afrodisíaco, e até mesmo para se prepararem para a guerra.

Durante a colonização do povo pré-colombiano, Hernán Cortez introduziu as sementes de cacau na Espanha. Embora ainda servido como bebida, o chocolate espanhol foi misturado com açúcar e mel para adoçar o seu sabor naturalmente amargo.

Conhecido como ouro negro, o consumo do chocolate se tornou um símbolo de status para a aristocracia europeia.
 
Chocolate como conhecemos hoje

A primeira barra de chocolate foi produzida pela JS Fry & Sons no Reino Unido, no início do século XIX. A receita do doce continha licor de chocolate, açúcar e manteiga de cacau.

O chocolate ao leite surgiu a partir do processo inventado por Daniel Peter, chocolateiro suíço, em 1857. No entanto, Peter estava tendo dificuldades em remover a água do leite. Quem o ajudou foi ninguém menos que Henri Nestlé (sim, da marca Nestlé!), que descobriu como produzir leite em pó seco.
 
Produção amazônica

O chocolate produzido na Ilha do Combu tem conquistado não só visitantes, mas também renomados chefs de cozinha, e já possui diversas premiações internacionais. A receita é familiar e totalmente artesanal desde o manejo da árvore até a colheita.

Na Região Amazônica, o cacau, produto originário do chocolate, é uma cultura sustentável, ajuda no reflorestamento, gera emprego e renda para a população, e é atrativo para os turistas.

No Pará, a Rota do Cacau envolve 11 municípios e em alguns deles, como na Ilha do Combu, os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção do doce, além, é claro, de degustar o produto em várias formas, como barrinhas de chocolate enroladas na folha de cacaueiro, cacau em pó, brigadeiros e nibs de cacau.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?