01/08/2023 às 09h23min - Atualizada em 01/08/2023 às 09h23min

Oficina do Futuro promove inclusão digital de alunos de escolas públicas

A ação oferta cursos profissionalizantes de desenvolvedores de programação digital em linguagem Python e inteligência artificial aplicada à visão computacional.

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Divulgação
Lançado em 11 de Março de 2023, a Oficina do Futuro é uma ação do programa “Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação”, da Prefeitura de Belém, com o objetivo capacitar alunos da rede municipal de ensino, entre 13 e 14 anos, para o mercado de trabalho, com a oferta de cursos profissionalizantes de desenvolvedores de programação digital em linguagem Python e inteligência artificial aplicada à visão computacional.

A oficina, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e Universidade da Amazônia (Unama), além da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

As aulas das primeiras turmas do curso foram ministrados por discentes do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA e auxiliados por monitores da IFPA, com capacitação aos sábados e duração de quatro horas em um período de  2,5 meses (em média de 10 encontros) somando uma carga horária de 40 horas. 

Muito feliz

“Acho que esse curso vai me ajudar muito, futuramente, para arrumar um bom emprego. Fiquei muito feliz por poder participar. Aprendi muitas coisas”, disse João Pedro da Silva, de 15 anos, aluno do 9º ano da escola municipal Honorato Filgueiras, do bairro do Jurunas, um dos 120 alunos jovens adolescente da primeira turma do projeto Oficina do Futuro. 

Para o secretário municipal, Cláudio Puty, “uma Belém inteligente são os nossos estudantes da escola pública com capacidade de disputar um mercado de trabalho na fronteira. Então, as oficinas de programação permitem com que eles tenham uma primeira e, inclusive, avançada introdução a linguagens como Python e outras que são muito requisitadas no mercado”.

Além das aulas, no período de abril a junho de 2023, os adolescentes jovens participaram de quatro palestras com temas emergentes, sobre a inovação e mercado de trabalho, empreendedorismo indicador, mundo digital e fake news

Certificação em agosto

No dia 13 de julho, o prefeito Edmilson Rodrigues fez a entrega simbólica do certificado de conclusão do curso de Linguagem Python aos estudantes do ensino fundamental e médio Wesley Nazareno, Vitor Hugo Viana e Lucas Monte, representando os 120 alunos que receberão oficialmente a certificação, prevista para agosto.

“A principal importância do programa Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação é o viés inovador, que oferece tecnologia focada na produção da justiça social, do desenvolvimento com equilíbrio ecológico, respeitando a natureza e a participação social. A tecnologia em si é importante, mas perde esse sentido se usada como um instrumento tecnológico sem substrato social. Essa é a riqueza do nosso projeto", destaca o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?