08/08/2023 às 08h23min - Atualizada em 08/08/2023 às 08h23min

Universidades estaduais da Amazônia assinam termo de cooperação

A medida visa atender à rede de desenvolvimento tecnológico e científico sustentável, de apoio entre as universidades da região

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Uepa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), junto com Instituições de Ensino Superior (IES) dos estados da região amazônica, assinou nesta segunda-feira (7) um termo de cooperação que visa atender às necessidades de uma rede de desenvolvimento tecnológico e científico sustentável, de apoio entre as universidades da Amazônia. O principal objetivo é produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia, para a promoção e construção de uma sociedade inclusiva e sustentável.

De acordo o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, essa é o momento de “iniciar esse termo para mostrar às articulações públicas o peso e o valor das nossas instituições para a sociedade”.

A reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Luciléa Ferreira Lopes, afirmou que “este é um momento ímpar”, ressaltando que, mesmo sendo um grupo pequeno, vai “mostrar a força que as universidades estaduais têm”.

A cooperação mútua entre as universidades visa realizar ações conjuntas pelo desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa no âmbito da graduação e da pós-graduação, lato e stricto sensu, e de extensão entre as Universidades Estaduais da Amazônia.

As ações devem favorecer iniciativas inovadoras e criativas, além do desenvolvimento sustentável, promovendo o fortalecimento institucional, o fomento à ciência, tecnologia e inovação, além da melhoria da qualidade de vida na região amazônica.

A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Lúcia Maquêa, acredita que o termo vai auxiliar os investimentos que as universidades merecem, enquanto Walter Santana, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), disse que o momento atual de discussão do desenvolvimento econômico e sustentável da Amazônia é propício para a assinatura do termo.

Laços institucionais

O reitor da Uepa, Clay Chagas, destacou a importância de a assinatura ocorrer no momento em que Belém vive um momento especial com a Cúpula da Amazônia. Para ele, o termo é “um instrumento da burocracia institucional, que por si só não vai resolver nossos problemas. É preciso que cada um possa entender que esse passo que estamos dando é para que nossos grupos de pesquisas, diretorias e pró-reitorias tenham um instrumento legal para fortalecer laços institucionais de pesquisa, pós-graduação, ensino e extensão".

A partir da assinatura do termo, um fórum dos reitores das universidades estaduais da Amazônia será constituído, com realização de agendas previamente organizadas, para as deliberações necessárias às atividades desenvolvidas em parceria.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?