-
08/01/2021 às 18h00min - Atualizada em 08/01/2021 às 18h00min

Uepa abre editais para Pós-Graduação

Vagas são para cursos de Gestão Pública, Educação, Ciências da Religião, entre outros

Ascom da Instituição
Com edição do Belém.com.br
Cursos tem inscrições que se encerram em janeiro, fevereiro e março. (Foto: Uepa)
    
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas em diversos processos seletivos de Programas de Pós-Graduação, nos campi de Belém e do interior do Pará. As inscrições podem ser feitas até os primeiros meses de 2021 e as turmas iniciarão as aulas ao longo do ano. 
 
O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública, ofertado pela Universidade, por meio do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, está com inscrições abertas até 7 de janeiro de 2021. O curso tem como objetivo qualificar 40 profissionais para atuar no serviço público com gerenciamento de projetos, construção de soluções de gestão e aprimoração da atuação profissional de atuais e potenciais gestores públicos. As inscrições são gratuitas e o resultado final está previsto para ser divulgado em fevereiro. Em Belém, o processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública estava suspenso temporariamente, devido às paralisações da Universidade em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Entretanto, já está publicado um novo cronograma e as inscrições foram reabertas até o dia 15 de janeiro de 2021.
 
O curso de Mestrado Profissional em Educação Escolar Indígena oferta 25 vagas e as  inscrições serão feitas até o dia 12 de janeiro de 2021. O resultado final está previsto para abril e as aulas estão previstas para começar no segundo semestre. O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) é uma associação da Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O objetivo do curso é qualificar, em nível de pós-graduação, indígenas licenciados, professores e técnicos que tenham atuação na área da Educação Escolar Indígena, de modo a dar prosseguimento aos processos de formação docente, iniciados pela Política Indigenista das Universidades associadas do Estado do Pará, para proporcionar aos professores e pesquisadores a ampliação de propostas e ações de ensino intercultural nas áreas da educação básica e da educação superior. 
 
Podem participar da seleção indígenas, com referendo da comunidade indígena de origem e que tenha diploma de Licenciatura Plena; não indígenas portadores de diploma de Licenciatura Plena e com comprovada atuação em educação escolar indígena nos últimos 5 anos; e servidores docentes e/ou técnicos das Universidades da Associação do PPGEEI, (Uepa-UFPA-Unifesspa-Ufopa), com os mesmos critérios para os não indígenas.
 
Ciências da Religião
 
O Mestrado em Ciências da Religião da Uepa está com dois processos seletivos abertos para o preenchimento de 45 vagas no curso. O Edital 53/2020 é para vagas específicas para Indígenas (7 vagas) e Quilombolas (9 vagas). As inscrições serão feitas pelo e-mail quilombolaindigenappgcruepa@gmail.com, de forma gratuita, até às 18h do dia 15 de janeiro de 2021.Os candidatos precisarão ser portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecidos ou revalidados pelo Ministério da Educação do governo federal do Brasil, e deverão comprovar a condição de indígena ou quilombola.
 
Já o Edital 54/2020, também para a seleção do Mestrado em Ciências da Religião, oferta 29 vagas, sendo 19 para ampla concorrência e outras 10 destinadas aos/às professores(as) efetivos (as) com atuação na educação básica das redes públicas estadual e municipal do Pará, em disciplinas das áreas das Ciências Humanas, das Letras e das Artes. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail selecaoppgcr2018@gmail.com até às 18h do dia 11 de janeiro de 2021. O curso de Pós-Graduação em Ciências das Religiões tem duas linhas de pesquisa (Linguagens da Religião e Religião e Sociedades), e tem como objetivos a formação e aperfeiçoamento de docentes na área, o estímulo à pesquisa e os debates metodológicos dentro da área, a promoção de diálogos sobre fenômenos religiosos, entre outros.
 
Inscrições até fevereiro e março
 
Até o dia 1 de fevereiro de 2021, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) receberá inscrições para o Processo Seletivo para a turma de 2021. O Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE), será destinado exclusivamente aos graduados em cursos da área da saúde, preferencialmente com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Excepcionalmente, poderá ser aceita a inscrição de candidatos de outras áreas afins como bioestatística, bioengenharia, informática, robótica e outras, desde que possuam propostas de acordo com as diretrizes do Programa, mediante aprovação do Colegiado do Curso.
 
O Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC), em nível de Mestrado Acadêmico, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) também está com inscrições abertas. Os interessados podem enviar a candidatura até 10 de março. O PPGTEC destina-se aos portadores de diploma de curso superior de graduação, em qualquer área de conhecimento. Serão disponibilizadas 16 vagas para o Programa, sendo oito em cada uma das duas linhas de pesquisas: Desenvolvimento Sustentável e Gestão dos Recursos Agroflorestais. Das vagas ofertadas, 13 são para ampla concorrência, uma para Pessoas com Deficiência (PCD) e duas para servidores efetivos da Uepa.
 
Todas as informações sobre participação, períodos, vagas, taxas e critérios de participação estão nos editais disponíveis no site da Instituição.
    

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.3%
2.9%
2.5%
2.3%
4.7%
14.1%
1.4%
3.0%
1.1%
57.6%