23/10/2019 às 11h01min - Atualizada em 23/10/2019 às 11h01min

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realiza ações em diversos municípios

Ao longo de toda a Semana, estão sendo desenvolvidas atividades como oficinas, palestras, exposições, entre outras

belem.com.br
Assessoria de Comunicação do evento
As atividades acontecem em escolas e espaços públicos de oito municípios paraenses (Foto: Divulgação)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019) está ocorrendo em todo o País até o próximo domingo (27), integrando o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promovido pelo governo federal. Como parte da programação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está realizando diversas ações de popularização da ciência por meio do projeto “Explorando o tema da Bioeconomia: conhecimento prudente para uma vida decente”.
 
Ao longo de toda a Semana, estão sendo desenvolvidas atividades como oficinas, palestras, exposições, apresentações teatrais, mostras de vídeos, entre outras, em escolas e espaços públicos de oito municípios paraenses: Ananindeua, Belém, Bragança, Cametá, Castanhal, IgarapéAçú, Irituia e Santarém.
 
Na UFPA, a programação está sendo realizada por meio da integração de equipes de trabalho formadas por professores e alunos de diferentes unidades, a saber: o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).
 
Destaques
 
Em Belém e Região Metropolitana, a programação vai estar presente em escolas de bairros periféricos e de alta vulnerabilidade.
 
Nesta quarta-feira (23), celebrado como o Dia C da Ciência, a programação envolve a Apresentação-oficina “Teatro-Tangram: bioeconomia pelas formas geométricas” na Escola Estadual Antônia Paes, em Belém. O IEMCI, no campus da UFPA no bairro do Guamá, também abre as suas portas à comunidade para mostras de trabalhos e palestras, bem como promove a palestra “Bioeconomia e Ensino na Contemporaneidade”, de 18h às 19h, para professores, estudantes e público em geral.
 
No campus da UFPA em Castanhal, serão promovidas palestras e oficinas com o tema “Vivendo Ciências na perspectiva do Ensino por Investigação” voltadas para professores e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior.
 
No dia 24 de outubro (quinta-feira), as ações de Matemática e Bioeconomia ocorrem na Escola Estadual Paulo Maranhão e, também, no campus da UFPA no bairro do Guamá, onde haverá a palestra “História da Ciência na Amazônia: Interseções com a Formação de Professores e a Bioeconomia”, de 9h às 12h, no IEMCI.
 
No dia 25 de outubro (sexta-feira), terá exibição e discussão de filme na Escola Estadual Júlia Passarinho, em Cametá. Em Irituia, a UFPA promove a Oficina “Experimentando Ciência: a neurociência corre para a escola”, nos dias 25 e 26 de outubro na Escola Estadual Maria da Conceição Malheiros e, no dia 26, também na Escola Municipal Padre Marino Ponte.
 
Integra a programação, ainda, a Mostra VerCiência, que exibe produções audiovisuais sobre ciência, especialmente, sobre Bioeconomia. Entre os vídeos, estão produções integrantes do acervo do Projeto VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV e outras produções selecionadas pela curadoria de professores da UFPA sobre o tema. Para a ocasião, será realizada a Mostra de vídeos “Bioeconomia é o Assunto do Cine Clube do CCIUFPA”, dia 26 de outubro, no campus da UFPA em Belém, voltada para estudantes de ensino Fundamental e Médio.
 
Em Bragança, o IFPA promove a Oficina “Experimentando Ciência: a piscicultura nas escolas da região nordeste paraense”, voltada para estudantes do Ensino Fundamental, no seu campus de Bragança, nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
 
Em Cametá, a Escola Estadual Júlia Passarinho desenvolve, durante toda a semana de 21 a 28 de outubro, dinâmicas integradas com turmas do Ensino Médio a partir do tema “Articulando Ciência e Educação: o estudo sobre Bioeconomia em ações de letramento”, a exemplo de mostras de vídeos e um concurso de redação, abordando o tema central da SNCT 2019.
 
Em Santarém, Oeste do Pará, a Ufopa desenvolve, no Dia C da Ciência (23), uma visitação da Escola Municipal Nossa Senhora do Livramento, da comunidade de Saracura, aos laboratórios que compõem a estrutura do campus Rondon da instituição, aproximando os estudantes e a comunidade do que é produzido como ciência dentro da Universidade. Serão realizadas, também, exposições e mostras de astronomia, com participação do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) - Clube de Ciências da Ufopa.
 
Em Igarapé-Açu, a Uepa, promove na quinta-feira (24), na Escola Macário Felipe Antonio de Igarapé-Açu, mostra de vídeos, palestras e oficinas de Matemática, Meioambiente e Língua Brasileira de Sinais, entre outras.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?