22/08/2024 às 20h33min - Atualizada em 22/08/2024 às 20h33min
Operação do Gaeco desvenda caminhos da corrupção em Canaã dos Carajás
As suspeitas são de formação de quadrilha e crime organizado dentro da Prefeitura de Canaã
BELEM.COM.BR
A operação, que investiga corrupção em Canaã há três anos, culminou na apreensão de cerca de R$ 1 milhão em dinheiro vivo, cheques e até euros. FOTO: REPRODUÇÃO / MPPR No dia 6 de agosto de 2024, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou uma operação de grande porte em Canaã dos Carajás, resultando na execução de 26 mandados de busca e apreensão.
A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), teve como alvos secretários municipais, servidores públicos e empresários da região.
As suspeitas são de formação de quadrilha e crime organizado dentro da Prefeitura de Canaã, com superfaturamento de processos licitatórios. O esquema é gigantesco e envolve agentes do alto escalão da prefeitura, em conchavo com empresários.
A operação, que investiga corrupção em Canaã há três anos, culminou na apreensão de cerca de R$ 1 milhão em dinheiro vivo, cheques e até euros. Entre os envolvidos estão secretários de governo da atual gestão da prefeita Josemira Gadelha, destacando a magnitude e a complexidade do esquema investigado.
A suspeita é de que centenas de milhões tenham sido desviados do erário público municipal.