22/08/2024 às 18h50min - Atualizada em 22/08/2024 às 18h50min
Operação do Gaeco desestrutura governo Josemira Gadelha
A operação resultou no afastamento de três secretários da gestão da atual prefeitra de Canaã dos Carajás
BELEM.COM.BR
A gestão de Josemira Gadelha é alvo de operação do Gaeco. FOTO: : Ascom/PMCC No último dia 6 de agosto, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) realizou a maior operação de combate à corrupção da história de Canaã dos Carajás. Foram 26 mandatos de busca e apreensão cumpridos em Canaã e um em Parauapebas.
O alvo da operação eram secretários de governo, servidores públicos municipais e empresários ligados à administração de Josemira Gadelha. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Gaeco agiu de forma sincronizada e rápida. Apreendeu armas de fogo, dinheiro em espécie, celulares e documentos.
A operação resultou no afastamento de três secretários da gestão Josemira. Trata-se de Roberto Andrade, secretário de Governo, Marcos Paulo, secretário de Saúde, e Antônio Carlos Ribeiro, titular da Funcel. Os três foram exonerados pela gestão após determinação do Gaeco.
Além disso, empresários tiveram contratos suspensos e todos estão impedidos de frequentar repartições públicas e continuam sendo investigados.
Desta forma, o governo acabou ficando abalado e desestruturado. Perdeu gestores e tem empresários afastados por suspeitas de corrupção. Assim, o caos administrativa é provável e obras podem acabar parando