A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) lança, nesta segunda-feira (7), no Centro de Treinamentos de Instruções Especializadas (CIESP), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, o brasão oficial da Polícia Penal do Pará, escolhido mediante concurso realizado no ano passado, com a participação dos policiais penais efetivos ou temporários do estado.
Na ocasião, o vencedor do concurso foi o policial penal Fabrício Henrique Silva, que criou o brasão escolhido, o qual, a partir de agora, será propriedade exclusiva da Polícia Penal e passará a ser utilizado em uniformes, cartazes para eventos, papéis timbrados, entre outros materiais de identidade visual.
O brasão da Polícia Penal do Pará vem se somar aos brasões já lançados dos grupamentos especiais que compõem a SEAP, cujas marcas foram pensadas especificamente para cada força especial atuante no sistema penitenciário paraense. São elas: Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Assessoria de Segurança Institucional (ASI), Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Núcleo de Operações com Cães (NOC), Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME) e Comando de Operações de Busca e Recaptura (COBRA), cuja portaria de criação também será assinada nesta segunda-feira (7), em ato contínuo ao lançamento do brasão da Polícia Penal.
O COBRA está vinculado à CIME e tem como missão principal realizar operações de busca e recaptura, fiscalização e notificação de foragidos, evadidos e transgressores do sistema penitenciário. Nos próximos meses, deverá ser divulgado o edital para inscrições ao Processo Seletivo Interno que irá escolher os membros do grupo, a ser composto apenas por policiais penais.