27/04/2022 às 10h49min - Atualizada em 27/04/2022 às 10h49min

Confira dicas para entrar no mercado de trabalho com sucesso

No Brasil, em 2021, o número de desempregados chegou a mais de 13 milhões

Com edição do Belem.com.br
Giullia Moreira - Assessoria de Imprensa
A presença de uma graduação e pós-graduação acaba se tornando diferenciais para uma contratação. (Foto: Divulgação)

                                                                                                             
Desde a pandemia, a população brasileira tem enfrentado grandes desafios, como o desemprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2021 o número de desempregados chegou a 13,5 milhões de brasileiros. Sendo assim, estar preparado acadêmica e psicologicamente nunca foi tão essencial quanto hoje na hora de uma admissão. Especialistas compartilham algumas alternativas para contornar as dificuldades impostas pelo mercado de trabalho. 

Para Marcelo Moreira, psicólogo e coordenador do curso de psicologia da Estácio, os aspectos emocionais de qualquer ser humano pode ser afetado em um período de crise e isso pode ter efeitos na hora da busca por um emprego. “Em um momento de incertezas políticas, econômicas, de saúde e segurança, as pessoas acabam se sentindo muito mais pressionadas a conseguirem um emprego imediatamente ou então a se sujeitarem em condições insalubres do sistema”, explica.

Neste cenário, a presença de uma graduação e pós-graduação acaba se tornando diferenciais para uma contratação. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), nos últimos oito anos o número de cursos de pós-graduação aumentou em média 9% ao ano. 

De acordo com o engenheiro eletricista Lucas Monteiro, de 23 anos, fazer uma graduação ampliou a possibilidade de empregos, com remunerações melhores e cargos de responsabilidade. “Acho que alguns dos fatores fundamentais para minha admissão foi fazer contatos, ter o meu currículo cheio de atividades e ter as habilidades de conversação. Ter uma rede de contatos dentro da sua área é muito importante. Eu me desenvolvi ao lidar com várias pessoas diferentes, principalmente com engenheiros com mais de 10 anos de experiência. Assim pude ficar antenado nos assuntos”, reflete. 

Para atender demandas psicopedagógicas dos alunos, assim como também o corpo docente e administrativo da instituição, a Estácio possui o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico – NAAP. O atendimento especializado presta suporte aos alunos com dificuldades de aprendizagem de qualquer natureza, assim como aqueles que possuam deficiências ou alguma outra necessidade educacional especial.

Para proporcionar apoio adequado, o Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar especializada e com os professores, que trabalham em parceria com a coordenação de cada curso para garantir o acolhimento, o acompanhamento do processo de aprendizagem, a inclusão e o fortalecimento do aluno que enfrenta dificuldades na rotina de estudos. 

No Pará, por exemplo, a faculdade oferece este suporte aos alunos das unidades da Estácio Pará, Estácio Belém, Estácio Castanhal e Estácio Ananindeua. "O NAAP é um espaço em que é possível acolher e acompanhar os alunos, duas ações necessárias perante as demandas do mundo do trabalho hoje. Promover o desenvolvimento integral dos universitários, é essencial para assegurar processos de aprendizagem eficientes que vão possibilitar o sucesso acadêmico, pessoal e profissional do nosso aluno", conclui o professor César Lessa, Coordenador Nacional do NAAP da Estácio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?