01/10/2022 às 18h00min - Atualizada em 01/10/2022 às 18h00min

Arraial de Nazaré abre ao público a partir deste final de semana; confira

O local volta a funcionar após dois anos por conta da pandemia de covid-19

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom Círio de Nazaré
Arraial de Nazaré abre ao público a partir deste final de semana. (Foto: Salim Wariss / Ascom Guarda de Nazaré)

                                                                                                                                   
A partir dessa sexta-feira (30), depois de 2 anos de espera, volta a funcionar completo o tradicional Arraial de Nazaré, no estacionamento da Basílica Santuário,no bairro de Nazaré, em Belém. O espaço possui cerca de 90 barracas vendendo os mais diversos itens, entre comidas, artesanatos, artigos religiosos, brinquedos, miriti, bijuterias, entre outros, e a volta do Parque ITA, com 21 brinquedos, entre eles autopista, booster, crazy dance, Evolution, Kataclisma, king loop, free style, trenó fantasma, montanha-russa e os brinquedos infantis, como carrossel. Entre as novidades estão o Chapéu Mexicano, com mais de 12 metros de altura, Fly Zone e Music Express. Em 31 anos de parceria, esta será a 29º vez que o parque participa do Círio de Nazaré. As duas vezes que não esteve presente foi no período da pandemia, em 2020 e 2021, por conta das restrições e readaptação no formato do Círio.

O parque vai funcionar, durante o período fora da quadra nazarena, de 16 às 22h, de segunda a quinta, e de 16 às 22h30, na sexta, sábado e domingo. E durante a quadra nazarena, de 7 a 24 de outubro, o horário será de 16 às 23h. O arraial ficará funcionando até o dia 27 de novembro.


História

O Arraial de Nazaré é uma tradição que começou na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793. Na época, consistia em uma grande feira de produtos agrícolas. O Arraial começou a ser chamado desta forma em virtude da construção das casas em volta da ermida de Plácido após o achado da imagem, aproveitando-se do grande fluxo de peregrinos que passou a ocorrer desde então. As primeiras festas de Nazaré eram realizadas no mês de setembro, época do verão amazônico, quando a intensidade de chuvas diminui. Para a realização do primeiro Círio, o governador organizou uma grande feira de produtos agrícolas vindos de diversos municípios, até mesmo providenciando transporte de pessoas e mercadorias pelos rios de lugares distantes de Belém.

Segundo pesquisadores e historiadores, no início era realizado em frente à Basílica, onde hoje está situada a Praça Santuário de Nazaré, antes chamada de Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN). No entanto, com o passar do tempo, mudou de lugar e se aprimorou. Passou a ser formado por uma série de brinquedos direcionados para o divertimento dos fiéis, bem como por várias barracas de venda de artesanato, comidas típicas e outros produtos industrializados.

No entanto, o funcionamento do arraial nazareno no século XIX não se resumia à mera exposição e venda de “produtos regionais”. Além das barracas fixas, a movimentação do público era acompanhada pelo comércio ambulante, por jogos, pelas danças coletivas negras, indígenas (lundum, chorado, cateretê, dança do bagre, mandu-sarará e bambiá) e europeias (dança das saloias e dança das camponesas), pelas apresentações musicais (normalmente apresentações de bandas) e teatrais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?