08/10/2022 às 12h00min - Atualizada em 08/10/2022 às 12h00min

Veja como a alimentação no Círio pode contribuir para saúde física e mental

O compartilhamento de refeições entre família e amigos pode ter um impacto emocional positivo

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom Faci Wyden
Veja como a alimentação no Círio pode contribuir para saúde física e mental. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                             
Conhecido mundialmente, o Círio de Nazaré é uma manifestação cultural que reúne milhões de pessoas no Pará para celebrar a fé. Para além da partilha de orações e ações de caridade, o período também é responsável por unir famílias e amigos em um grande almoço de domingo. Especialistas da Faci Wyden comentam sobre como o momento pode ser um elemento de união e promoção de saúde, em todos os aspectos. 

Para a psicóloga e docente da Faci, Ana Sylvia Colino, a festa do Círio representa um diferencial cultural que atrai as pessoas para além da religião. “Comove uma cidade inteira, movimenta o comércio, oportuniza empregos, ressalta a solidariedade e promove a paz, então sim, a época do Círio pode restaurar uma comunidade através do afastamento do estresse rotineiro e de encontros cheios de afeto”, explica ela. 

O compartilhamento de refeições entre família e amigos pode ter um impacto emocional na vida de alguém. A docente Ana Sylvia ressalta que “paralelamente aos nutrientes dos pratos típicos, existe também em volta da mesa o aconchego dos parentes e da companhia dos convidados, o que melhora consideravelmente o estado psicológico de um indivíduo.”

A mesa do Círio é repleta de alimentos típicos da região Norte e resgata pratos icônicos do estado, como a maniçoba, pato no tucupi, vatapá, caruru e outros. Estes pratos, apesar de muito saborosos, acabam sendo muito gordurosos e pesados para a ingestão, mas é possível aproveitar de tudo quando se consome de forma equilibrada. De acordo com Ana Marla, nutricionista e professora da Faci, uma alternativa para o almoço do Círio é investir em entradas com saladas com camarão ou frutas regionais. 

Outra alternativa também pode ser a substituição dos ingredientes, como na maniçoba, que pode ser feita com queijos, carne bovina e até mesmo castanha de caju. “É necessário ficar atento na alimentação de crianças e idosos, pois quem possui alguma alergia ou doença pode acabar sendo prejudicado. Levando isto em consideração, tudo pode ser consumido de forma balanceada”, afirma a nutricionista. 

“Um hábito positivo que acaba sendo esquecido pelas pessoas é a hidratação. Consumir bastante água é essencial para auxiliar nos processos do nosso organismo e, muitas vezes, as pessoas confundem a fome com a sede. No Círio, a ingestão de carboidratos e açúcares é intensa, acarretando uma maior retenção de água e sódio no corpo. Beber água será crucial. Investir em chás e consumir frutas, legumes e verduras no pós-Círio também é importante para retomar a rotina de maneira adequada, sempre lembrando de manter a regularidade nos horários e fazer exercícios”, conclui Ana Marla.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?