17/11/2022 às 13h45min - Atualizada em 17/11/2022 às 13h45min

Saiba o que é a erisipela, doença que afeta o presidente Jair Bolsonaro

A doença, em alguns casos, pode levar à morte

Redação Belem.com.br
A erisipela provoca a formação de bolhas e feridas. (Foto: JC Concursos)

                                                                                                                                                                     
Nessa quarta-feira (16), o vice-presidente Hamilton Mourão informou que o presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), está com uma ferida na perna chamada erisipela. A informação provocou um aumento nas buscas sobre o que seria a doença.


A erisipela trata-se de uma lesão causada pela bactéria Estreptococo, comum em pessoas obesas, com problemas na circulação dos membros inferiores ou diabéticos. Embora no geral este tipo de problema seja ocasionado pela entrada da bactéria por frieiras e micoses, também há casos em que ela acontece por pequenos ferimentos nas pernas e pés.

Diferenças

Em portadores de diabetes, os micro-organismos causadores da erisipela podem entrar por meio de úlceras vasculares ou úlceras que se desenvolvem nos pés dos diabéticos. Após a entrada das bactérias, a erisipela provoca a formação de bolhas e feridas. Os principais sintomas são coceira e dor.

Tratamento

O tratamento é feito com um curativo específico que visa reduzir a dor e cicatrizar a pele, mas alguns casos da doença podem precisar também da prescrição de antibióticos, como a penicilina. Em pacientes imunodeprimidos ou sem tratamento, pode gerar a forma mais grave da doença, a "erisipela bolhosa", que pode levar à morte.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?