06/12/2022 às 11h05min - Atualizada em 06/12/2022 às 11h05min

Preso de Paragominas no Pará recebe diploma de curso superior

Mais 30 internos já estão com os certificados do curso de Manutenção Básica de Computadores

Com edição da Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
O diploma conquistado representa determinação e esperança no futuro. (Foto: Uchoa Silva/NCS SEAP)


Duas turmas formadas por 15 Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), do Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA), no Sudeste do Pará, receberam na manhã desta segunda-feira (05) os certificados de conclusão do curso de Manutenção Básica de Computadores. Na solenidade também houve a formatura do custodiado J.L.B., 34 anos, que recebeu o diploma do curso de Tecnologia em Gestão em Empreendedorismo pela Uniasselvi.

Foi uma manhã de concretização de sonhos para 30 custodiados, especialmente para J.L.B., que após defender seu TCC em setembro, e ser aprovado, recebeu o diploma em Tecnologia em Gestão em Empreendedorismo. Ele concluiu o curso via Educação a Distância (EaD) ao longo de 2022.


Conquista - Antes de perder a liberdade, em 2019, J.L.B. já fazia o curso, mas ao ser preso teve de interromper os estudos. Ele lembrou esse detalhe durante o agradecimento pelo apoio dado por professores, servidores e pela direção da unidade prisional de Paragominas, e citou ainda Nelson Mandela: “A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em nos levantarmos cada vez que caímos”.

J.L.B. contou que não acreditava mais que retornaria aos estudos, e muito menos que concluiria a graduação. Ele destacou ainda que a educação é essencial para a reinserção do custodiado à sociedade, e disse que sua conquista está servindo de exemplo para outros internos da unidade. Estimulado pelos professores e familiares que estiveram na solenidade de entrega do diploma, J.L.B. informou que já iniciou nova graduação, agora em Ciências Sociais.

Tuane Sarmento, pedagoga da Diretoria de Reinserção Social (DRS), representando Patrícia Sales, coordenadora de Educação Prisional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ressaltou que exemplos como o de J.L.B. é de extrema importância para o sistema penitenciário do Estado

A pedagoga ressaltou que a Seap desenvolve atividades educacionais, que vão da alfabetização ao ensino superior. “Muitos chegam aqui sem ser alfabetizados e vão dando continuidade aos estudos. Nós sabemos de toda dificuldade que a educação enfrenta. Ela, sozinha, não pode caminhar, precisa de outros setores, de intersetoriedade da Seap para evoluir. Ele (J.L.B.) é um exemplo para os demais, e sairá daqui seguindo com os estudos”, enfatizou.


Profissionalizante – Outros 30 custodiados receberam os certificados de conclusão do Curso de Manutenção Básica de Computadores, uma parceria entre o Departamento Nacional Penitenciário (Depen), Sistema Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Prefeitura de Paragominas e Seap.

Luiz Fábio Oliveira Barros, gerente de Ensino Profissionalizante da DRS, informou que esse foi o primeiro curso da área de computação básica oferecido na unidade de Paragominas, mas que terá outras etapas, já previstas para o próximo ano. “Esse (curso) foi apenas a formação inicial. Mas existe uma atividade produtiva que vai dar sequência às atividades. Eles vão utilizar esse conhecimento adquirido nas próximas etapas das atividades”, afirmou Luiz Fábio Barros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?