Encerra nesta terça-feira (27), o período de pré-matrícula nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa’s). São ofertadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) mais de 14 mil vagas em cerca de 60 cursos diferentes disponíveis em 30 unidades localizadas em 18 municípios. São cursos de nível médio em três modalidades diferentes.
O edital com todas as informações sobre a oferta dos cursos, escolas, processo de matrícula e requisitos está disponível no site da Sectet, onde também pode ser acessado o sistema de pré-matrículas. São ofertadas 5.290 vagas em cursos na modalidade Ensino Médio Integrado, 970 do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e 7.770 vagas na modalidade subsequente, que é destinada a quem já terminou o ensino médio.
Os interessados devem acessar o sistema de pré-matrícula, escolher o curso, escola e modalidade até às 23h59 desta terça-feira (27). A lista com os candidatos aptos à matrícula será divulgada no site da Sectet na próxima sexta-feira (30). Os estudantes deverão se dirigir à escola no período de 5 a 13 de janeiro de 2023 levando a documentação exigida pelo edital para confirmar a matrícula presencialmente.
A lista é elaborada de acordo com a ordem de inscrição no sistema, dentro do número de vagas de cada turma. As inscrições excedentes ficam num cadastro de reserva que será acionado caso haja desistências. O início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2023.
A titular da Sectet, Edilza Fontes, ressalta que as Eetepas oferecem cursos que formam os alunos para o mercado de trabalho. “Ofertamos uma grande variedade de cursos em diversas áreas como saúde, tecnologia, administração e artes. São cursos que levam em conta a demanda do mercado e preparam os alunos para o mundo do trabalho”, enfatiza a secretária.
O coordenador de Ensino Técnico da Sectet, José Neto, destaca que a secretaria vem investindo na expansão da oferta de vagas nos últimos anos, além de aumentar a rede de escolas com novas unidades e melhoria na estrutura física e pedagógica das Eetepas.
“Este ano, aumentamos a oferta em quatro mil vagas e procuramos disponibilizar cursos que têm grande demanda no mercado. Ou seja, os estudantes terminam o ensino médio e podem imediatamente iniciar a vida profissional”, destaca o coordenador.