03/03/2023 às 11h37min - Atualizada em 03/03/2023 às 11h37min

Chat GPT: quais os cuidados no uso da Inteligência Artificial para crianças e adolescentes

Especialista comenta o crescimento das tecnologias na educação e quais os impactos na Educação

Com edição da Redação Belem.com.br
Informações da Assessoria
Reprodução
Novas tecnologias ganham mais espaço todos os dias na rotina das pessoas. Nas últimas semanas um assunto muito comentado foi o uso do Chat GPT, (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”), uma ferramenta de Inteligência Artificial que permite uma interação com o usuário e resposta para suas demandas. Mas quais os principais cuidados na utilização desses recursos quando  envolve crianças e adolescentes? 

Para Leonardo Rocha, docente de TI do Marista Escola Social Ir. Acácio, em Londrina (PR), o tema é amplo e exige uma discussão maior sobre o ponto de vista da segurança. “As novas tecnologias podem contribuir quando usadas corretamente no contexto educacional, mas é importante ressaltar que o cuidado passa por manter atualizações constantes, seja do celular, notebook ou tablet, assim como antívirus e recursos de segurança para que os pais possam conferir o conteúdo acessado na internet”. 

O que é o Chat GPT e como está sendo utilizado? 

Com mais de 100 milhões de usuários pelo mundo, o Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial conversacional, que permite ao usuário interagir e criar pesquisas, textos e respostas com base em informações dadas ao site. “O tema já vem sido estudado e abordado pela robótica, e os avanços tecnológicos são importantes para nossa sociedade, neste momento, encontrar um equilíbrio para o seu uso”, reforça Leonardo. 

Na educação, a utilização da Inteligência Artificial ainda é vista com certo distanciamento, já que é necessário ficar atento ao que é proposto aos alunos. “Um alinhamento de plano pedagógico e de pesquisa pode incentivar o uso da AI em trabalhos por exemplo, mas é fundamental que o raciocínio e a construção do conhecimento seja feita pelos estudantes, com auxílio da sala de aula”, revela. 

O especialista dá dicas de como manter uma internet segura para crianças e adolescentes

- Mantenha o diálogo sobre o que é acessado, converse sobre os aplicativos, jogos e conteúdos que ele consome na rede

- Conversar com os professores e com a comunidade escolar também contribui para que os pais e responsáveis possam entender melhor as tecnologias. Com isso, podem auxiliar os estudantes sobre o que pode ser utilizado como pesquisa na hora da lição de casa e dos trabalhos, por exemplo. 

- Cuidado com os dados pessoais, seja ao utilizar recursos de AI ou de outras ferramentas, é essencial verificar se o site é confiável, se os dados fornecidos estão dentro do que é seguro.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?