03/03/2023 às 14h40min - Atualizada em 03/03/2023 às 14h40min

Dia da Música Clássica celebra a arte e a força do estilo musical no Pará

O Theatro da Paz é símbolo da cultura forte e rica da música clássica na região Norte

Paloma Lobato
Arquivo/Agência Pará
A música clássica é uma vertente sonora de ampla tradição no ocidente. Seus primeiros registros datam do século IX e o estilo segue presente nos dias atuais através de sonoridades e técnicas que se renovam. A sua importância é tanta, que o estilo musical ganhou uma data comemorativa. No próximo domingo (5) é comemorado o Dia Nacional da Música Clássica. A data foi criada para homenagear o compositor Villa-Lobos, um dos máximos expoentes da música clássica no país. 

Além das belezas naturais, Belém possui uma cultura forte e rica de valorização da música clássica. O estilo musical é bastante presente no Pará e proporciona experiências únicas e inesquecíveis para quem passa pela capital paraense. Um exemplo disso é o Theatro da Paz, que foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e tem características grandiosas. Considerado o maior Teatro da região Norte, o local, que completou 145 anos, é um dos mais luxuosos do Brasil e o espaço é ideal para quem gosta de música clássica.

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – OSTP

Em 1996, numa iniciativa da Secretaria Executiva de Cultura do Pará, em parceria com a Fundação Carlos Gomes, surgiu a primeira orquestra da história do teatro: a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). A orquestra já apresentou diversos títulos como: A Viúva Alegre, de Lehár; O Barbeiro de Sevilha, de Rossini;
Madama Butterfly, de Puccini; II Guarany, de Carlos Gomes; La Traviata, de Verdi; A Flauta Mágica, de Mozart; Romeu e Julieta, de Gounod.

Festival de Música Clássica

O Festival de Ópera do Theatro da Paz possui um grande reconhecimento no cenário nacional e ampliou o seu alcance internacional. Isso é resultado da qualidade das produções, assim como o formato inovador e criativo apresentado em suas apresentações. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?