09/03/2023 às 13h52min - Atualizada em 09/03/2023 às 13h52min

Culinária paraense: veja 4 comidas típicas de Belém que você precisa provar

Os pratos são feitos com ingredientes tradicionais da região

Paloma Lobato
Joyce Ferreira/Comus

A gastronomia paraense é conhecida mundialmente por sua diversidade de cores, aromas e sabores. Não é à toa que a capital do estado recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Com sua culinária única, Belém se destaca com pratos que dão água na boca. Pensando nisso, destacamos quatro comidas típicas que você não pode deixar de provar. 

Confira:

Maniçoba

O prato possui uma aparência questionável, mas o sabor é delicioso. Servida com arroz e farinha de mandioca, a maniçoba encanta quem tem o privilégio de provar a iguaria. E quem prova, não nega que "as aparências enganam". 

Tacacá

Preparado com jambú e tucupi, o tacacá é tradicionalmente consumido em diversos pontos da cidade, principalmente nos finais de tarde. O caldo também inclui um ingrediente que é a cara da cidade: o camarão. 

Pato no tucupi

Sem dúvidas, o pato no tucupi está entre as mais famosas comidas típicas de Belém. O prato leva dois dos ingredientes mais icônicos da gastronomia local: tucupi e jambú. A mistura de sabores provoca uma verdadeira viagem sensorial. 

Vatapá

Apesar de ser um prato tradicionalmente baiano, o paraense adaptou a receita para dar uma cara ainda mais regional. O vatapá servido em Belém é feito com um creme à base de camarão, farinha de trigo, leite de coco, azeite de dendê e temperos. A iguaria se tornou queridinha na terrinha e por onde você passar, facilmente encontrará uma barraca vendendo o prato na rua. 

E não para por aí. Belém tem diversas opções de pratos feitos com os mais variados tipos de peixes, além da diversidade das frutas encontradas na cidade, principalmente no Mercado Ver-o-Peso, que é um dos principais pontos turísticos da capital paraense. É uma verdadeira festa de aromas e sabores que só a nossa Belém tem.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?