05/04/2023 às 13h26min - Atualizada em 05/04/2023 às 13h26min

Dia Mundial de Conscientização do Autismo destaca a importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico do TEA é feito através da observação direta do comportamento do paciente

Paloma Lobato
Freepik.com

Ao longo da última semana, muito tem se falado sobre o Transtorno do Espectro Autista, o TEA. Isso é reflexo, principalmente, do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo (20). A data é importante para compreender o que é o transtorno, além de propagar informação de qualidade sobre o tema, o que pode ajudar no diagnóstico precoce do TEA, assim como na oferta de tratamento. 


Apesar de ser um assunto bastante debatido, atualmente, ainda há muitas dúvidas sobre o autismo. Entender sobre o transtorno é fundamental para colocar um fim ao preconceito e discriminação que cercam as pessoas com TEA, já que elas possuem uma forma diferente de agir e encarar o mundo. 


Sinais do espectro autista


O espectro autista possui diversos tipos, que são divididos em níveis. Alguns sintomas são detectados desde muito cedo, logo na infância. Porém, podem ser observados até a vida adulta. O TEA é uma condição que ocupa todas as fases da vida do indivíduo e precisa ser observado com atenção. 


Entre os sinais mais comuns do Transtorno do Espectro Autista estão o atraso anormal da fala; dificuldade em responder quando é chamado; falta de interesse com pessoas e objetos ao redor; dificuldade em participar de atividades e brincadeiras em grupo; preferência por fazer tarefas sozinho; não gostar de ambientes com muito barulho, entre outros. 


Diagnóstico


O diagnóstico do TEA é feito através da observação direta do comportamento do paciente. Geralmente, os parentes ou pessoas próximas, como familiares, professores e terapeutas, identificam os primeiros sinais, que costumam aparecer a partir dos dois anos de vida. 


É importante ressaltar que esse diagnóstico também pode ser feito em outros momentos da vida, como na adolescência ou no início do período escolar, que é uma fase onde a criança apresenta dificuldades para se relacionar com colegas da mesma idade. 


O recomendado é que caso seja observado algum dos sintomas, a família do paciente busque ajudar profissional especializado em autismo, para que o mesmo realize o diagnóstico o quanto antes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?