13/04/2023 às 14h06min - Atualizada em 13/04/2023 às 14h06min

Anabolizantes: entenda os riscos que o produtos traz para a saúde

O uso desse tipo de produto pode causar danos irreversíveis para o fígado

Paloma Lobato
Freepik.com

Ter um corpo escultural e saudável, sem dúvidas, está entre os principais desejos de boa parte da população. O problema é o caminho percorrido até atingir o objetivo. Para alcançar o tão sonhado corpo dos sonhos, muita gente acaba fazendo uso anabolizantes para agilizar o processo. O uso desse tipo de produto traz alguns riscos à saúde.


Na última quarta-feira (12), o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteróides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo. A decisão foi tomada após o CFM destacar a inexistência de comprovação científica suficiente para justificar o uso dos produtos para os fins anteriormente citados.


Após a determinação, o tema se tornou um dos mais comentados nas redes sociais, principalmente pelos frequentadores de academia. 


Riscos à saúde 


Entre os principais problemas que podem surgir com o uso de anabolizantes estão o surgimento de arritmias cardíacas, hipertensão arterial, dano ao músculo cardíaco, prejudicando a sua função, além da formação de placas de gordura nas artérias do coração, o que pode causar infartos e coágulos pelo corpo, aumentando o risco de trombose. 


Quando o uso do anabolizante é feito com frequência, o risco é ainda maior, causando danos irreversíveis para o fígado, o que pode resultar em quadros de cirrose hepática ou câncer. 


O ideal para ganhar massa muscular e melhorar o desempenho esportivo é praticar atividade física supervisionada por um profissional da área, assim como adotar uma dieta equilibrada e direcionada para o seu objetivo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?